O medalhista olímpico Fernando Scherer confirmou a expectativa em cima de seu desempenho nos 200m livre nesta sexta-feira (16), no Complexo Esportivo e Aquático Santos Dumont, em Recife, e garantiu vaga no Campeonato Mundial de Melbourne ao fazer o tempo de m 1min41s32 no Troféu José Finkel de Natação. Ele estabeleceu o novo recorde sul-americano da prova em piscina de 25m.
— Acho que é sempre bom a gente baixar o tempo. É isso que estamos buscando todos os dias. Eu tomei a decisão de pedir dispensa do Mundial. Vou focar nos objetivos do ano que vem. Tem jogos Pan Americanos e o Mundial de piscina longa. Vou passar treinando no final do ano, mas com a expectativa de melhorar minhas marcas — disse Fernando Scheffer.
Quem também brilhou no quarto dia de Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação foi Nicholas Santos. Ele também obteve índice para o Mundial. A seleção brasileira de Natação já tem cinco integrantes para a disputa da competição que será realizada na Austrália. Atual campeão mundial dos 50m borboleta, Nicholas vai poder defender seu título em Melbourne.
— Muito feliz com mais essa classificação para o Mundial. Queria nadar para 21 segundos, mas temos muito a ajustar. Minha missão é defender meu título e me tornar tetracampeão Mundial— afirmou o nadador de 42 anos.
Nadando em casa, Etiene Medeiros mostrou estar em forma e fez a festa da torcida ao vencer a prova dos 50m borboleta com o tempo de 25s67.
— Não é meu principal estilo, mas sempre encarei essa prova com muito carinho, pois é um estilo que eu nadei muito no mirim. Quero agradecer ao técnico Fernando Vanzella e a todos que vieram aqui torcer por mim— disse Etiene.
O Troféu José Finkel termina neste sábado com eliminatórias às 9h30 e finais às 18h10.