Formado na base do São José, o atacante Lucas Moura está trocando de clube na Europa. Aos 20 anos, ele foi adquirido, ainda na temporada passada pelo Grupo Alavés, e foi emprestado ao Nk Istra 1961, da Croácia, onde atuou em oito partidas (contando sub-20 e profissional), marcou três gols e deu duas assistências. Agora, voltará ao Alavés-ESP para atuar pelo time B.
O plano dos gestores do grupo era que Lucas permanecesse na Croácia por um ano e seis meses (até o fim da temporada 2022/2023) para depois voltar à Espanha. Mas como Lucas teve destaque, os donos do Alavés solicitaram o retorno dele de forma antecipada para atuar pelo time B e ficar mais próximo da equipe principal, já pensando nas próximas temporadas.
— Feliz por esse novo desafio profissional defendendo o Deportivo Alavés-ESP. Mais um capítulo dos meus sonhos sendo realizado! Obrigado, Deus, por todas as oportunidades concedidas até aqui — escreveu em suas redes sociais.
Lucas foi um dos destaques da equipe sub-20 do Zeca que disputou o Campeonato Gaúcho da categoria em 2021, com quatro gols em oito jogos. Além disso, disputou a Copa do Brasil sub-20 e também a Copa FGF, junto com o elenco profissional. Assim, chamou a atenção dos espanhóis. Com multa de R$95 milhões, o vínculo entre o brasileiro e o clube europeu é válido até 2026.
O atacante ficou oito anos no São José e durante o período ia e voltava todos os dias de Osório a Porto Alegre, percorrendo diariamente cerca de 200 km, em uma viagem de cerca de 2h30min de duração, contando os dois trechos.