O Brasil encerra neste sábado (30) sua participação na primeira fase do Mundial feminino de vôlei. A equipe treinada por José Roberto Guimarães enfrentará a China, às 9h (de Brasília), em Arnhem, na Holanda.
Seleção das mais vitoriosas da história, a equipe chinesa ostenta em seu currículo duas medalhas de ouro (1982/86), três pratas e um bronze em mundiais, além de três ouros, uma prata e dois bronzes olímpicos.
E neste Mundial, o objetivo chinês é superar a terceira colocação de 2018. Porém, o time dirigido por Cai Bin terá de superar o desfalque de sua melhor jogadora. A ponteira Ting Zhu precisou realizar uma cirurgia no punho, em abril, e só deve voltar às quadras no próximo ano. Outra baixa importante é da oposta Zhang Changning, que está afastada há 11 meses, também por lesão.
Sem as duas principais atacantes, quem assume a responsabilidade de estrela da equipe é Li Yingying. A jogadora de 22 anos, que defende o Tianjin, fez uma boa Liga das Nações, quando as chinesas pararam nas quartas de final diante da Itália, que se sagraria campeã. Ela foi a terceira maior pontuadora e segunda melhor sacadora da competição.
— O tempo de preparação para nós foi relativamente curto, mas nos esforçamos para resolver o máximo de problemas que pudemos. Diferente da preparação regular das Olimpíadas, faltam apenas três anos para os Jogos de Paris. Para a maioria das melhores equipes do mundo, suas formações estão muito estáveis. Estas seleções terão vantagem, e aquelas que tiverem mais jogadoras novas enfrentarão mais desafios. Por isso, temos de trabalhar arduamente para melhorar o nosso entrosamento e facilitar o crescimento das nossas jovens jogadoras — comentou o técnico Cai Bin ao jornal China Daily.
Esta será a oitava vez que Brasil e China se enfrentarão em um Mundial. O retrospecto aponta quatro vitórias das asiáticas contra três das brasileiras, que venceram os dois últimos confrontos.
Confira as jogadoras da China no Mundial:
- Levantadoras: Ding Xia e Diao Lingyu
- Ponteiras: Li Yingying, Jin Ye, Wang Yunlu e Wang Yizhu
- Opostas: Gong Xiangyu e Chen Peiyan
- Centrais: Yuan Xinyue, Yang Hanyu, Gao Yi e Wang Yuanyuan
- Líberos: Wang Mengjie e Wang Weiyi