O quarto rival da seleção brasileira no Mundial feminino tem grande tradição. Uma das escolas mais respeitadas do vôlei internacional, o Japão chega ao torneio na Holanda e na Polônia de olho em um lugar no pódio, o que significaria a oitava medalha nipônica na história da competição.
Depois de conquistar três ouros (1962/67/74) e três pratas (1960/70/78) em seis competições seguidas, a seleção japonesa passou 32 anos sem figurar entre as três primeiras colocadas, até levar o bronze em 2010, em casa, após perder uma dramática semifinal para o Brasil, quando esteve liderando por 2 a 0, e posteriormente derrotar os Estados Unidos.
Com um estilo característico de velocidade e forte defesa, o Japão tenta superar a desvantagem que suas jogadoras tem na altura. O treinador é o experiente Masayoshi Manabe, ex-jogador da seleção masculina nos Jogos Olímpicos de Seul-1988 e que esteve no comando da equipe feminina de dezembro de 2008 a outubro de 2016, quando cedeu seu lugar para ex-jogadora e medalhista olímpica de bronze em Los Angeles-1984, Kumi Nakada, que acabou deixando o cargo após os Jogs de Tóquio, o que fez Manabe retornar ao comando da "Hinotori Nippon" em outubro de 2021.
Depois da volta de seu antigo treinador, o Japão venceu a Copa da Ásia este ano e chegou às quartas de final da Liga das Nações, quando foi derrotada pelo Brasil. O principal destaque da equipe é a ponteira Sarina Koga, A jogadora de 26 anos e 1,80m está na seleção principal desde 2017 e é a capitã do time.
— O que eu senti na Liga das Nações foi que nosso ataque pelo meio-fundo foi eficaz. Fomos um pouco rápidos, mas acho que será importante melhorar nossa precisão no futuro. Nosso objetivo no Mundial é avançar para a terceira fase (quartas de final) — disse Manabe, após a conquista invicta do torneio da França, na última semana, que serviu como preparação.
Esta será a 10ª partida entre as duas seleções na história do Mundial e depois de ser derrotada nas três primeiras, a seleção brasileira venceu as seis seguintes.
Brasil e Japão se enfrentam nesta sexta-feira (30), às 9h15min (de Brasília) e o SporTV2 anuncia a transmissão ao vivo.
Confira as jogadoras do Japão no Mundial:
- Levantadoras: Nanami Seki e Aki Momii
- Ponteiras: Mami Uchiseto, Sarina Koga, Mayu Ishikawa, Arisa Inoue, Kotona Hayashi e Yoshino Sato
- Centrais: Haruyo Shimamura, Nichika Yamada, Erina Ogawa e Mami Yokota
- Líberos: Manami Kojima e Mami Uchiseto