Muita emoção, solidariedade e o talento de eternos campeões do vôlei. É o que promete o reencontro da geração Ulbra, que conquistou três títulos da Superliga para o Rio Grande do Sul e também os demais que fizeram parte da história do time. Os ex-atletas — alguns deles que não se veem há mais de 20 anos — se reencontrarão em uma partida nesta quinta (29), às 18h30min, no ginásio principal do campus da Ulbra, em Canoas.
São 27 nomes confirmados até agora. Entre eles, o medalhista olímpico André Heller e o também selecionável Gilson Bernardo, o Mão de Pilão. O público poderá ver de perto os seus ídolos. A entrada para o amistoso é 1 kg de alimento não-perecível e o estacionamento é gratuito.
Gilson foi um dos principais jogadores do primeiro e do segundo títulos da Ulbra e um dos maiores ídolos da torcida da Universidade. São mais de 30 títulos juntos, entre brasileiros, estaduais e conquistas no exterior. O jogo de reencontro é uma iniciativa Rede de Escolas da Ulbra.
— Esse jogo vai trazer emoções para a memória de todas as pessoas que tiveram a oportunidade de vivenciar, torcer e comemorar com os atletas as conquistas da Ulbra. É uma oportunidade de ascender nas crianças e adolescentes o gosto pelo esporte e o incentivo à prática esportiva — destacou a gerente operacional da Educação Básica e Técnica, Carin Kuchenbecker.
A história
A Ulbra Canoas investiu forte no esporte e conquistou três títulos da Superliga para o Rio Grande do Sul em 1998, 1999 e 2003. As duas primeiras foram com o técnico Jorginho Schmidt, que se transferiu para Canoas em 1997 e levou a equipe às conquistas seguidas da Super Liga. Elogiado por montar grandes elencos, Jorginho ele quem trouxe atletas como Gilson "Mão de Pilão" e André Heller.
— Nós, que éramos considerados as zebras do campeonato, acabamos conquistando o título da Superliga, inclusive sobre times que tinham investimento três vezes superior ao nosso. Nossa equipe tinha poder de recuperação. Era a marca registrada — recordou Heller.
Em 2003, a Ulbra conquistou o tri na Superliga com Fronckowiak como técnico, contando com atletas consagrados, como o campeão olímpico em Barcelona 1992, Marcelo Negrão, e o levantador Ricardinho, campeão olímpico em Atenas 2004.
Atletas confirmados
- Adriano Lamb
- Adriano Ledur
- Alex Lenz Stragliotto
- Alex Schorr
- André Felipe Schwartzhaupt
- André Heller
- Celso da Silva
- Dante Elias Trevisan
- Fabio José Silva
- Fernando César Batista
- Gilson Alves Bernardo
- Guilherme Schuch
- Hans Gert Rottmann
- Hans Kuchenbecker
- Hernani Dezotti
- Jean Carlo Badalotti
- Jefferson Orth
- Joel Perosa
- Luciano Bozko
- Marcelinho Ramos
- Marcelo Kothe Mancio
- Otelo Neto
- Rafael Fantin
- Rafael Peres
- Roberto de Barros Ferreira
- Ronaldo Henrique
- Volmir Eccel