A seleção brasileira feminina de Rugby Sevens derrotou a Espanha por 19 a 17, neste domingo (11), e terminou em 11º lugar geral na Copa do Mundo, que foi disputada na Cidade do Cabo, na África do Sul.
Esta foi a quarta participação do Brasil em quatro edições do torneio e o segundo melhor desempenho, superado apenas pelo 10º posto obtido em 2009. Neste campeonato, equipe comandada pelo inglês Will Broderick começou perdendo para a Irlanda por 24 a 12 e dessa forma passou para disputa do Challenge Trophy, que definiu as posições de nono a 16º classificado.
Nesta disputa, as Yaras venceram a Colômbia por 33 a 0, mas foram superadas pelo Japão por 19 a 10 e foram para a disputa do 11º lugar contra as espanholas.
— Estamos felizes de vencer a Espanha porque elas terminaram na nossa frente na última temporada, mas agora começamos a nova temporada na frente delas e pudemos sentir como estão os times para o Circuito Mundial — avaliou Luiza Campos, capitã brasileira.
Contra a Espanha, o Brasil abriu o placar com um try na velocidade de Thalia Costa, mas as europeias viraram o placar com o try de Argudo, seguido de conversão. Thalia disparou para o segundo try antes da pausa, levando o duelo ao intervalo com as Yaras liderando o placar por 12 a 7.
O segundo tempo começou perfeito para as brasileiras com try precioso de Marcelle Souza, porém a Espanha voltou a reagir com tries de Elias e Erbina. Sem as conversões, as espanholas falharam em virar o placar e o Brasil sustentou a vitória por 19 a 17 nos instantes finais, garantindo a posse da bola, com forte defesa.
— Não foi o torneio que esperávamos porque queríamos ter derrotado a Irlanda nas oitavas de final e, depois, o Japão. Mas no último jogo contra a Espanha pudemos desempenhar um pouco daquilo que gostaríamos, tentamos algumas jogadas diferentes e terminar com uma vitória é sempre importante — comentou Will Broderick.
A Austrália conquistou seu segundo título da Copa do Mundo ao vencer a Nova Zelândia por 24 a 22, em uma emocionante final. As australianas repetiram a conquista de 2009 e impediram o tri das rivais, vencedoras em 2013 e 2018. A França ficou com o bronze ao superar os Estados Unidos por 29 a 7.
Confira as jogadoras que representaram o Brasil na Copa do Mundo:
Mariana Nicolau – São José (SP)
Luiza Campos – Charrua (RS)
Larissa Alves – Curitiba (PR)
Leila Silva – Leoas (SP)
Thalia Costa – Delta (PI)
Isadora Lopes – Melina (MT)
Aline Furtado – USP (SP)
Marina Fioravanti – Band Saracens (SP)
Gabriela Lima – El Shaddai (RJ)
Andressa Alves – El Shaddai (RJ)
Bianca Silva – Leoas (SP)
Marcelle Souza – El Shaddai (RJ