A Arena Castelão lotada esperava continuar vendo a boa sequência do Fortaleza, mas viu uma 'pitada' de Rock in Rio. O Botafogo venceu o Leão por 3 a 1 na tarde deste domingo em jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão. Eduardo, duas vezes, e Marçal marcaram os gols. Moisés marcou para o Tricolor.
Gatito Fernández também teve destaque no duelo. O camisa 1 defendeu um pênalti de Robson quando a partida estava 2 a 0 para o Alvinegro.
O Botafogo venceu a primeira partida no returno e se recuperou no Brasileirão. A equipe de Luís Castro chegou a 30 pontos e subiu para a 13ª colocação. O Fortaleza tem a mesma quantidade e está uma posição acima.
O Fortaleza tem outra equipe carioca no retrovisor. O Leão enfrentará o Fluminense no próximo sábado, às 19h, no Maracanã, pelo Brasileirão. O Botafogo medirá forças com o América-MG às 11h do dia seguinte no Estádio Nilton Santos.
Diante de uma Arena Castelão, não demorou quase nada para o Fortaleza inflamar ainda mais o grande público no estádio. Logo com 14 segundos de jogo, Romarinho desperdiçou uma chance na cara de Gatito Fernández após rápida trama na saída do círculo central.
O Botafogo equilibrou as ações após o bom começo do Fortaleza, mas sofreu um baque. Rafael teve um choque de cabeça com Thiago Galhardo, caiu desacordado e teve que ser substituído por um afundamento na face.
A frustação pela saída do companheiro, contudo, durou pouco. No lance seguinte, Jeffinho roubou a bola de Brítez no ataque e cruzou na medida para Eduardo finalizar e abrir o placar. Na comemoração, todos os jogadores abraçaram Rafael.
O Botafogo ficou ainda mais tranquilo na reta final do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio de Marçal, Cuesta desviou na primeira trave e Eduardo apareceu livre para cabecear e marcar o segundo gol do Botafogo - e o dele - na partida.
Tudo se desenrolava para contornos de drama por parte do Glorioso e esperança ao Leão. Lucas Mezenga cometeu pênalti em Thiago Galhardo ainda no começo do segundo tempo. A cobrança de Robson, porém, parou em uma defesa de Gatito Fernández, goleiro do Alvinegro.
O placar ganhou contornos de goleada quando o Botafogo marcou o terceiro gol. Após rebatida da defesa do Fortaleza, Fernando Marçal recebeu com liberdade na entrada da área e chutou colocado, acertando o ângulo.
Mas Vojvoda não desistiu mesmo com o placar adverso. O treinador tirou um zagueiro, colocou um atacante e foi totalmente para o setor ofensivo. E deu certo: logo depois o Fortaleza diminuiu com Moisés.
O Leão bem que tentou, pressionou, mas não conseguiu marcar. Melhor para o Botafogo, que derrotou um adversário direto e saiu da Arena Castelão com um resultado importante.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA: Fernando Miguel; Brítez, Marcelo Benevenuto, Titi (Otero 21'/2º), Juninho Capixaba; Zé Welison (Hércules/Intervalo), Lucas Sasha (Lucas Lima 32'/2º); Romarinho (Pedro Rocha/Intervalo), Thiago Galhardo, Moisés; Robson (Romero 21'/2º). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Rafael (Lucas Mezenga 17'/1º), Adryelson, Victor Cuesta, Fernando Marçal; Tchê Tchê, Eduardo (Gabriel Pires 23'/2º), Lucas Fernandes; Victor Sá (Lucas Piazon 31'/2º), Tiquinho Soares (Júnior Santos 31'/2º), Jeffinho (Kanu 31'/2º), Técnico: Luís Castro.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Ramon Abatti (SC)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Cartões amarelos: Juninho Capixaba (FOR); Fernando Marçal e Eduardo (BOT)
Gols: Eduardo ( 18'/1ºT); Eduardo ( 35'/2ºT); Marçal ( 18'/2ºT); Moisés (24'/2ºT)