
A CBF irá propor aos clubes do futebol brasileiro que ocorra perda de um ponto na tabela de classificação de campeonatos para cada caso de racismo envolvendo os times a partir do próximo ano. A intenção foi anunciada nesta quarta-feira (24) pelo presidente Ednaldo Rodrigues, na abertura do Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, que acontece na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Ednaldo havia antecipado a medida na terça-feira, mas oficializou o desejo durante discurso perante cartolas do futebol brasileiro, sul-americano e da Fifa, autoridades e representantes de movimentos negros e LGBT+.
— Sou negro, nordestino, e sei o que é enfrentar preconceito na vida. Não há mais espaço para racistas no século XXI — afirmou Ednaldo.
Para a medida passar a valer, contudo, será necessária a aprovação dos clubes nos congressos técnicos que antecedem as competições, e que são realizados semanas antes do início do Brasileirão.
— Vou pedir para que os clubes envolvidos em casos de racismo percam pelo menos um ponto no campeonato — reiterou Ednaldo, lembrando que isso poderá ser decisivo em torneios de pontos corridos para definir o campeão, os classificados para torneios continentais e o acesso e descenso.
Também presente ao evento, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, assumiu o compromisso de "perseguir implacavelmente" racistas nos estádios — casos registrados em jogos da Libertados e da Sul-Americana se repetiram com frequência este ano.
— A Conmebol assume sua parte da responsabilidade. Estamos decididos a perseguir implacavelmente essa prática deplorável. O racista que se apresenta nas arquibancadas não deixa de ser racista em casa, na rua ou no seu trabalho — disse Domínguez.
O Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol acontece pela primeira vez na CBF, em parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol. Além dos cartolas, estiveram presentes representantes do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQs, entre outros. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e o músico Gilberto Gil também participaram do evento.