A tarde deste sábado (13) foi de decepção para os gaúchos no Brasileirão Série C. Principalmente para o Brasil-Pel, que levou 3 a 1 do Vitória e foi rebaixado à Série D. O Ypiranga venceu o Ferroviário-CE por 2 a 1, enquanto o São José superou o Altos-PI por 4 a 1. Porém, as duas equipes ficaram de fora da classificação para a segunda fase.
No Barradão, em Salvador, o Brasil-Pel jogou melhor nos primeiros minutos, porém em uma falha de bola aérea viu o Vitória abrir o placar com Marco Antônio, aos 32 minutos. O time baiano ampliou aos sete minutos do segundo tempo com Rafinha, ex-Xavante. Aos 25 minutos, um gol contra de Alemão deu esperanças ao time pelotense de uma virada, porém não ocorreu. Novamente Marco Antônio, aos 30 minutos, fez o terceiro do Vitória e fechou o placar em 3 a 1.
Além de vencer, o Brasil-Pel necessitava de uma vitória do Paysandu sobre o Floresta-CE, rival direto contra o rebaixamento, algo que também não aconteceu. O time cearense superou o paraense, em Belém, por 1 a 0 e garantiu permanência na Série C. Atlético Cearense, Ferroviário-CE e Campinense-PB também foram rebaixados à Série D.
Eliminados
Precisando vencer, mas também torcer por resultados paralelos, Ypiranga e São José fizeram a parte deles. No entanto, os adversários não colaboraram. Ambas as equipes, porém, estão garantidas na Série C de 2023.
Em Fortaleza, o Canarinho fez 2 a 1 no Ferroviário, com gols de Tontini e Vitinho. O time de Erechim, porém, encerrou a competição na 10ª posição, a um ponto de distância para o Aparecidense, oitavo lugar e último classificado para a segunda fase.
Em Porto Alegre, o São José fez 4 a 1 no Altos-PI com gols de Mazola, Cláudio Maradona, Gabriel Lima e Chrystopher. O resultado, porém, deixou o Zeca na 11ª posição, a três pontos do G-8.