O croata Borna Coric, número 152 do mundo, se tornou o finalista com o ranking mais baixo da história do Masters 1000 de Cincinatti, ao derrotar neste sábado (20) na semifinal o britânico Cameron Norrie.
Coric fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h30 de partida. O tenista de 25 anos, faz uma campanha surpreendente em Cincinatti, onde eliminou na segunda rodada ninguém menos que o espanhol Rafael Nadal.
Neste sábado, Coric se recuperou de um mau início, no qual saiu perdendo por 3 a 1 para Norrie, número 11 do ranking da ATP e campeão do Masters 1000 de Indian Wells em 2021.
Vivendo uma semana espetacular, o croata conseguiu duas quebras seguidas para virar o primeiro set e embalar para a vitória.
— Joguei muito bem, mas no início não estava me encontrando. Então peguei o ritmo e comecei a sacar melhor. Essa foi a chave do jogo — disse Coric depois da partida, que começou com duas horas de atraso devido à chuva em Cincinnati.
— Foi um dia longo e louco. Não esperava estar jogando à tarde, mas tudo terminou muito bem — comemorou o croata, que está de volta a uma final de Masters 1000 desde a derrota para o sérvio Novak Djokovic no torneio de Xangai em 2018. No circuito, a última decisão que ele disputou foi a do ATP 500 de São Petersburgo, na Rússia, em outubro de 2020, quando foi derrotado pelo local Andrey Rublev.
Coric, que chegou a ser número 12 do mundo, teve que passar por uma cirurgia no ombro no ano passado, o que o afastou das quadras até março deste ano.
No domingo, ele será o finalista com o segundo pior ranking em um torneio Master 1000, sendo melhor apenas que o romeno Andrei Pavel, que era número 191 quando chegou à decisão de Paris em 2003.
* AFP