Depois das classificações de Nathalie Moellhausen (espada) e de Rafaella Gomes (florete), o Brasil garantiu neste domingo (17) mais três atletas no bloco final do Campeonato Mundial de Esgrima, que está sendo disputado no Cairo, no Egito.
Os classificados do dia foram Guilherme Toldo e Lorenzo Mion (florete) e Luana Pekelman (sabre), que superaram as eliminatórias. Outros cinco brasileiros também participaram da fase pules: Paulo Morais e Ricardo Pacheco (florete) e Isabela Carvalho, Pietra Chierighini e Giulia Gasparin (sabre). Porém, eles não conseguiram classificação.
Com a segunda melhor campanha nas pules, o gaúcho Toldo fez uma apresentação praticamente perfeita, somente sendo tocado seis vezes em todos os seis jogos que disputou. Pela ordem, ele venceu o emiradense Hamad Al Jallaf (5 a 1); o croata Petar Files (5 a 1); o alemão Laurenz Rieger (5 a 2); o argentino Nicolás Marino (5 a 2); o indiano Arjun Arjun (5 a 0); e o iraquiano Saleem Ghaith (5 a 0).
Agora, na fase principal, o esgrimista do Grêmio Náutico União vai encarar o húngaro Gergo Szemes na quarta-feira (20), ainda com o horário a definir.
— O Gui Toldo foi sensacional, desde o início estava muito focado. Alguns erros de arbitragem, mas não tirou o foco dele, continuou muito concentrado. Ele esteve muito consistente, pouquíssimos erros. Isso foi muito legal e levanta o ânimo, dá um gás a mais para o quadro de 64 que ele passou direto — avaliou o treinador Ricardo Ferrazzi, que está acompanhando os brasileiros do florete no Mundial.
Lorenzo Mion triunfou em quatro de seis oportunidades, as vitórias aconteceram contra: Benjamin Fruhauf, da Hungria (5 a 1); Tristan Cheng, da Malásia (5 a 2); Mathieu Prats, de Mali (5 a 2); e Karl Bou Khalil, do Líbano (5 a 0).
Pelo bom desempenho, Mion ficou de bye na primeira rodada eliminatória preliminar. Já na segunda, o seu combate aconteceu diante do argentino Andrea Nigosanti, em que o brasileiro se deu melhor – vitória por 15 a 11 – garantindo a classificação.
Mion, assim como Toldo, volta à ação na quarta-feira pelo quadro de 64 principal. O seu compromisso será contra o sul-coreano Cheolwoo Im.
No sabre feminino, Luana Pekelman fez grande campanha e alcançou quatro triunfos na fase de pules. Ela derrotou a venezuelana Shia Rodriguez por 5 a 3, Juliet Heng, de Cingapura, por 5 a 2, a tcheca Klara Hanzlikova por 5 a 4 e a turca Nil Gungor por 5 a 1. A campanha rendeu a ela uma vaga direta para a segunda rodada preliminar, onde depois de estar perdendo por 8 a 3 para a azeri Veleriya Bolshakova, ela reagiu, aplicou a virada e terminou com a classificação ao vencer por 15 a 14.
Entre as 64 melhores do torneio, Luana encara a chinesa Yang Hengyu também na quarta-feira (20).
Mais cinco brasileiros entraram em ação no Cairo nas disputas do florete masculino e no sabre feminino. Paulo Morais e Ricardo Pacheco tiveram grande desempenho, mas acabaram não conseguindo um lugar no quadro de 64 principal.
Paulo ganhou três jogos na e se classificou para a rodada 1 da fase preliminar, onde foi superado pelo eslovaco Cedrik Serri por 15 a 5. Já Ricardo também venceu três confrontos e, na primeira rodada preliminar, fez embate com Joel Chiu, de Cingapura, em que acabou derrotado por 15 a 11.
No sabre feminino, Isabela Carvalho fez boa campanha em sua primeira participação em um mundial adulto. Apesar de ter apenas 17 anos, ela venceu três jogos e foi para a rodada 1 eliminatória, em que foi superada pela alemã Julika Funke por 15 a 8.
Pietra Chierighini conseguiu um triunfo e, com isso, terminou se despedindo do torneio individual. O mesmo ocorreu com Giulia Gasparin que não venceu na primeira fase.