A campeã da Copa América Feminina 2022 será conhecida neste sábado (30) na decisão entre Brasil e Colômbia, às 21h (horário de Brasília), no estádio Alfonso López, em Bucaramanga. Maior vencedora da competição, a Seleção Brasileira vai em busca do oitavo título, enquanto as rivais querem uma taça inédita.
Independente do resultado, ambas já confirmaram classificações importantes chegando à finalíssima: vagas diretas para Copa do Mundo de 2023 e Jogos Olímpicos de 2024.
Horário
Sábado, às 21h, no estádio Alfonso López, em Bucaramanga.
Transmissão
A partida terá transmissão do SBT e do SporTV.
Prováveis escalações
BRASIL
Lorena; Antonia, Tainara, Rafaelle e Tamires; Adriana, Angelina, Ary Borges e Kerolin; Debinha e Bia Zaneratto. Técnica: Pia Sundhage.
COLÔMBIA
Catalina Pérez; Mónica Ramos, Daniela Arias, Jorelyn Carabali, Manuela Vanegas; Daniela Montoya e Lorena Bedoya; Leicy Santos, Catalina Usme e Linda Caicedo; Mayra Ramírez. Técnico: Nelson Abadía.
Arbitragem
María Laura Fortunato, auxiliada por Mariana de Almeida e Daiana Milone (trio da Argentina). VAR: Zulma Quiñones (paraguaia).
Como chegam
BRASIL
Com uma campanha invicta até aqui, a seleção chega para a decisão com um sistema defensivo sólido: a goleira Lorena, do Grêmio, não sofreu nenhum gol nos cinco jogos disputados. Apesar disso, Pia Sundhage ainda cobra melhor aproveitamento nas finalizações. Para conquistar seu primeiro título à frente do Brasil, a técnica sueca conta com a artilheira da competição, Adriana com cinco gols.
COLÔMBIA
Anfitrã do torneio, a Colômbia chega em busca do seu primeiro título após as campanhas do vice-campeonato em 2010 e 2014, justamente quando perdeu a decisão para o Brasil. A grande esperança do futebol feminino do país está nos pés e na qualidade de Linda Caicedo. A jovem de 17 anos é apontada como a grande revelação do país. Na semifinal, anotou o gol da classificação sobre a Argentina.
Premiação
A competição terá premiação para os vencedores, pela primeira vez. A campeã do torneio ganhará 1,5 milhão de dólares (R$ 7,1 mi), enquanto a vice-campeã ficará com 500 mil dólares.