A campeã olímpica na maratona aquática Ana Marcela Cunha voltou a subir no lugar mais alto do pódio duas semanas após conquistar três medalhas no Mundial de Esportes Aquáticos. A brasileira venceu a prova de 10km da etapa de Paris da Série Mundial de Águas Abertas com tempo de 2h00min33s71.
Foi sua segunda conquista da temporada no circuito mundial. A holandesa Sharon van Rouwendaal (2h00min35s77) ficou com a medalha de prata e a italiana Ginevra Taddeucci (2h00min35s99) completou o pódio na terceira colocação.
A prova dos 10km é a única no programa olímpico e foi conquistada por Ana Marcela na última edição dos Jogos em Tóquio-2020. Na etapa deste sábado, a disputa foi acirrada até o final e decidida nos últimos metros. A brasileira deixou para trás van Rouwendaal, sua principal adversária na prova e atual campeã mundial.
Viviane Jungblut também competiu em Paris e ficou com o quarto lugar, fora do pódio por pouco mais de um segundo (2h00min37s03), ao ser ultrapassada por Taddeucci no sprint final.
O resultado evidencia a boa fase da nadadora brasileira. Ana Marcela Cunha já havia levado o ouro na prova pela etapa de Setubal, em Portugal, em maio deste ano, na abertura da temporada.