Campeã olímpica dos 10 km da maratona aquática em Tóquio, a baiana Ana Marcela Cunha conquistou nesta segunda-feira (27) o bicampeonato da prova dos 5 km do Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, na Hungria.
Em uma prova muito acirrada e depois de passar a primeira boia em nono, a brasileira foi ganhando posições até chegar aos primeiros lugares. Em terceiro foi aumentando o ritmo até assumir a liderança na parte final, onde travou um duelo com a francesa Aurélie Muller, bicampeã mundial dos 10 km em 202015/17 e acabou fechando em 57min52s09, com 0s9 de vantagem para a rival e repetindo a conquista de 2019 na Coreia do Sul e ampliando sua coleção de medalhas em mundiais.
Dona ainda de três pratas nos 5 km, Ana agora totaliza 12 pódios na história da competição, sendo que com seis ouros, quatro deles nos 25 km. Ela ainda contabiliza um bronze no 5 km em 2010, no Canadá, no Mundial de Águas Abertas, competição extinta desde a criação do Mundial de Esportes Aquáticos
— Cada uma tem uma (medalha) gostinho especial, uma preparação diferente. Tem uma história diferente por trás de cada medalha, desde a primeira de bronze nos 5 km no Canadá em 2010. É uma maratona, a primeira foi feita. Agora é recuperar e depois voltar pra água (10 km). Se vai vir medalha de ouro eu não sei, mas vou me dedicar 100% — disse Ana, que ainda não venceu esta prova no Mundial.
Outra brasileira na prova, a gaúcha Viviane Jungblut fez uma boa prova e conquistou o sétimo lugar. A nadadora do Grêmio Náutico União esteve sempre no pelotão das dez primeiras colocadas e finalizou em sétimo lugar com 58min00s5, pouco mais de cinco segundos depois da terceira colocada, a italiana Giulia Gabbrielleschi com 57mins54s9.
Entre os homens o alemão Florian Wellbrock foi o vencedor com 52min48s8. A prata foi para o italiano Gregorio Paltrinieri e o bronze ficou com o ucraniano Mykhailo Romanchuk. Bruce Hanson terminou em 21º e Gabriel Arteiro foi o 22º colocado.