O veterano croata Marin Cilic, número 23 do mundo, se classificou pela primeira vez para uma semifinal de Roland Garros ao derrotar nesta quarta-feira (1) o russo Andrey Rublev, sétimo do ranking mundial da ATP.
Cilic fechou o jogo em 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 6/3, 6/4, 4/6 e 7/6 (10-2), em quatro horas e dez minutos de partida.
Foi uma partida equilibrada entre dois grandes sacadores, que venceram mais de 70% dos pontos usando o primeiro serviço, tornando quase impossível uma quebra no jogo (houve apenas quatro, em cinco sets).
No 'super tie-break' do set decisivo, o croata impôs sua maior experiência como campeão do US Open em 2014 para abrir vantagem e chegar à vitória.
— O quinto set foi uma batalha incrível. Andrey jogou muito bem, mas hoje era meu dia. Simplesmente ele não teve sorte— declarou Cilic, que nunca tinha passado das quartas de final em Paris (foi eliminado nas duas vezes que chegou, em 2017 e 2018).
Nas semifinais, o campeão do Aberto dos Estados Unidos de 2014 enfrentará o vencedor do duelo entre o norueguês Casper Ruud e o dinamarquês Holger Rune.
* AFP