A ATP, que dirige o circuito masculino do tênis, anunciou nesta terça-feira (21) que irá autorizar, como teste, as comunicações entre os jogadores e seus treinadores nas tribunas a partir do Aberto dos EUA, que acontecerá de 29 de agosto a 11 de setembro, até o final da temporada.
Estas trocas de informações "verbais e não-verbais" só serão autorizadas em alguns determinados assentos nas tribunas, e desde que não interrompam o jogo ou incomodem o adversário.
As comunicações verbais entre o jogador e seu técnico só serão possíveis quando os mesmos estiverem do mesmo lado da quadra e deverão se limitar a palavras ou frases curtas, sem diálogo, enquanto os gestos estão sempre autorizados.
O técnico não estará, em troca, autorizado a se comunicar com seu jogador se deixar a quadra durante a partida, seja qual for o motivo. Punições e multas estão previstas em caso de abuso.
A questão da comunicação entre jogadores e seus treinadores é frequentemente discutida no tênis profissional. Alguns tenistas acusam seus adversários de terem recebido instruções, quando em tese a troca de informações é proibida.