Após o título conquistado no WTA 250 de Birmingham, no final de semana, seguido por um grande salto no ranking mundial de tenistas, Bia Haddad Maia estreou com vitória no WTA 500 de Eastbourne e ampliou a invencibilidade na grama para 11 jogos. Para isso, superou a estoniana Kaia Kanepi por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3, após 2h25min de duelo, e garantiu vaga nas oitavas de final.
Kanep, número 39 do mundo, foi a responsável por eliminar Bia em Roland Garros, na segunda rodada, pouco antes de a brasileira iniciar sua série de dois títulos na grama. Primeiro, venceu o WTA 250 de Nottingham. Depois, conseguiu o título do WTA 250 de Birmingham, o que a levou ao 29º lugar do ranking, igualando a marca alcançada pela lendária Maria Esther Bueno em 1976.
O caminho que vem sendo trilhado por Bia nas últimas semanas a levou a igualar um feito de outra lenda do esporte. Ao alcançar a 11ª vitória seguida na grama, ela se tornou a primeira mulher a atingir tal número desde Serena Williams, que somou 20 vitórias entre as temporadas de 2015 e 2018.
Na próxima rodada, a brasileira enfrentará a britânica Jodie Burrage, número 169 do mundo, que surpreendeu a espanhola Paula Badosa, cabeça de chave número 1 e quarta do ranking, em sets diretos (6/4 e 6/3).
Em grande fase, a paulista teve um bom início contra Kanepi nesta terça e teve 68% de aproveitamento de saque no primeiro set, fechado por ela com parcial de 6/4. O set seguinte já foi um pouco mais complicado, pois Bia teve uma queda de aproveitamento no serviço e viu Kanepi vencer os três primeiros games. Não conseguiu reagir e perdeu por 6/3.
O set final foi de uma disputa bastante equilibrada, decidida em detalhes após cada uma das tenistas conseguirem salvar dois break-points. No geral, contudo, Bia foi melhor e abriu 4 a 2 de vantagem. Em meio a algumas dificuldades para fechar o jogo, evitou a reação adversária e concluiu a vitória com 6/3 na parcial final.
Horas depois, Bia voltou à quadra ao lado da cazaque Anna Danilina, sua parceira no vice-campeonato do Aberto da Austrália, para encarar a sérvia Aleksandra Krunic e a polonesa Magda Linette, que acabaram vencendo por 6/2 e 7/6 (4).