A Uefa e a Federação Francesa de Futebol (FFF) calcularam que 2,8 mil ingressos falsos foram escaneados durante a final da Liga dos Campeões da Europa, informou nesta terça-feira (31) à AFP uma fonte próxima ao caso.
As entidades chegaram a esse número na reunião de segunda-feira (30) com as autoridades francesas para analisar os motivos do caos registrado no sábado nos arredores do Stade de France, palco da final entre Liverpool e Real Madrid.
Entre os 2,8 mil bilhetes escaneados, segundo a rádio RMC Sports, pode haver ingressos verdadeiros que não foram lidos corretamente, de acordo com o advogado Pierre Barthélémy, consultado pela AFP.
O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, atribuiu o caos a uma "fraude massiva" de ingressos e que "entre 30 mil e 40 mil" torcedores ingleses estavam presentes nos acessos ao estádio com bilhetes falsos.
A justiça francesa tenta esclarecer essa suposta fraude, que também pode ser um dos pontos da investigação independente da Uefa sobre os incidentes.
— As investigações estabelecerão com exatidão o que aconteceu, os volumes, o tráfico ou não tráfico de ingressos falsos — disse a ministra de Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra.
As autoridades do país estão no centro das atenções pelo caos, os roubos e as cenas de pânico registradas no sábado (28), especialmente por Paris ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2024.