Grêmio e Inter abrem a semana com um clássico à vista no Brasileirão Feminino. Pela 11ª rodada, os times duelam no domingo (5), às 11h, no estádio Vieirão, em Gravataí. Além da tradição no duelo local, este será o quarto clássico em torneios nacionais. As duas equipes seguem a luta pela classificação aos mata-matas.
Juntas na elite do futebol nacional há três temporadas seguidas, as Gurias vivem cenários opostos em relação às estatísticas do clássico. Nos três confrontos disputados entre as séries A-1 e A-2, apenas um time venceu: o Inter.
No próximo domingo, além dos três pontos, teremos o lado azul querendo encerrar o tabu e o lado vermelho em busca da invencibilidade. Você lembra como foram os últimos clássicos, torcedora? Então, confere abaixo.
Brasileirão de 2021 - Inter 2x1 Grêmio
Na edição do ano passado, o clássico foi disputado no Estádio Beira-Rio e, em casa, as Gurias Coloradas atingiram a marca de 10 jogos de invencibilidade em Gre-Nais. A vitória foi construída com a estrela da jovem Mileninha.
O primeiro gol foi marcado pelo Inter, saindo dos pés da "mulher Gre-Nal", Fabi Simões. O empate veio com Laís Estevam, centroavante do Grêmio. Quando o jogo parecia se encaminhar para o 1 a 1, uma atleta que veio do banco de reservas mudou todo o cenário. O técnico Maurício Salgado promoveu o ingresso de Mileninha, que marcou o gol da vitória no apagar das luzes. Inter 2 a 1.
Na edição, ambas as equipes chegaram aos mata-matas. O Grêmio foi até às quartas antes de ser eliminado para o Palmeiras. Em campanha histórica, o Inter chegou até às semifinais, mas caiu para o mesmo adversário do rival.
Escalações:
INTER (2): Vivi; Leidi, Bruna Benites, Sorriso e Ari (Mileninha); Djeni, Juliana e Mari Pires (Maiara); Fabi Simões, Rafa Travalão (Luana Grabias) e Shashá (Isa Haas). Técnico: Maurício Salgado.
GRÊMIO (1): Raíssa; Pri Back, Patricia, Andressa e Gisseli (Andreia); Tchula (Gabizinha), Marisa (Nathane) e Maiara; Jane Tavares, Rafa Levis e Laís Estevam. Técnica: Patrícia Gusmão.
Brasileirão de 2020 - Grêmio 0x1 Inter
No primeiro ano com as duas equipes na série principal, o clássico repetiu o vencedor dos dois últimos clássicos, e ampliou a invencibilidade colorada. No jogo disputado no Estádio Veirão, apenas um gol. Logo no início da etapa inicial, aos 11 minutos, Rafa Travalão garantiu o tento.
Naquela edição, os dois clubes se classificaram na primeira fase, mas caíram nas quartas de final. Diante do Corinthians, o Grêmio perdeu os dois jogos. Depois do 3 a 2 na ida, o Inter não conseguiu vencer no Beira-Rio, e o empate em 1 a 1 classificou o Kindermann.
Escalações:
GRÊMIO (0): Raíssa; Isa, Andressa (Yasmim), Ana e Rebeca; Pri Back, Sinara (Tchula), Jane Tavares (Jé Alves); Ju Oliveira (Gisseli); Marta (Eudimilla) e Karina. Técnica: Patrícia Gusmão.
INTER (1): Yasmim; Leidi, Bruna Benites, Sorriso e Belinha; Djeni, Juliana (Isa Haas), Rafa Travalão (Júlia); Fabi Simões, Byanca Brasil (Jheniffer),Shashá (Layssa). Técnico: Maurício Salgado.
Brasileirão Feminino A-2 de 2018 - Grêmio 1x5 Inter
A estreia dos Gre-Nais em edições do Brasileirão foi na Série A-2 (segunda divisão), no ano de 2018. O palco daquela partida foi o Estádio Vieirão, que teve as redes balançadas seis vezes. Um dos destaques da goleada do Inter por 5 a 1 foi Daiane Rodrigues, que marcou três gols. Daiane Moretti e Shasha ainda ampliaram o marcador. O único gol do Grêmio foi anotado por Gabizinha.
Além de toda a rivalidade envolvida no duelo, aquele resultado encaminhou a classificação do Inter para as semifinais, garantindo o acesso à elite em 2019. Por outro lado, a derrota culminou na eliminação antecipada do Grêmio na primeira fase, impedindo que o clube tivesse condições de ingressar na elite no ano seguinte.
Escalações:
GRÊMIO (1): Suka; Jissele, Bruna Flor, Rafa Ancheta e Gabi; Jé Alves, Tchula, Taba; Carlinha, Luiza e Gabizinha.
INTER (5): Lua; Leidiane, Isadora, Sorriso e Carol; Thessa, Shasha, Julia; Daiane Moretti, Karina e Daiane Rodrigues.