Maior vencedor da história dos torneios de Grand Slam, com 21 conquistas, o espanhol Rafael Nadal mostrou neste domingo (29) porque é quase impossível derrotá-lo em quadra de saibro, ainda mais se for em Roland Garros.
Mesmo sofrendo com alguns problemas físicos e a diferença de 15 anos entre eles, o canhoto espanhol que completará 36 anos no próximo dia 3 de junho superou o canadense Félix Auger-Aliassime e venceu por 3 sets a 2, parciais de 3/6, 6/3, 6/2, 3/6 e 6/3, em uma batalha que durou 4h21min.
Agressivo, Aliassime começou dominando o duelo. Porém, Nadal mostrou a garra que é uma de suas maiores características e conseguiu se impor nas parciais seguintes. Mais uma vez o canadense soube se impor e deixou tudo igual, forçando algo quase inédito para o espanhol em Roland Garros: disputar um quinto set. Esta foi apenas a terceira vez em 112 jogos e a primeira desde 2013.
Dono de 13 troféus no saibro francês, o canhoto não deixou escapar a chance de vencer a jovem promessa e se classificou às quartas de final, onde disputará um dos maiores confrontos da história do tênis contra o sérvio Novak Djokovic. Este será o 59° duelo entre eles. Mais cedo, o líder do ranking passou pelo argentino Diego Schwartzman.