O Manchester City anunciou, nesta terça-feira (10), a contratação do centroavante Erling Haaland, 21 anos, do Borussia Dortmund. A transferência do atacante norueguês para o clube inglês será concluída em 1º de julho de 2022, quando se abre a janela de transferências de verão europeia.
Em nota publicada nas redes sociais e no site do clube, o City confirmou o acerto:
"O Manchester City pode confirmar que chegamos a um acordo em princípio com o Borussia Dortmund pela transferência do atacante Erling Haaland ao clube em 1º de julho de 2022. A transferência continua sujeita ao clube finalizando os termos com o jogador."
Os valores envolvidos na transação e o tempo de contrato não foram divulgados. Porém, de acordo com o jornal The Athletic, o City pagaria a multa rescisória, que gira em torno de 63 milhões de libras (cerca de R$ 392 milhões).
Ainda conforme o periódico inglês, Haaland deve receber um salário semanal de 500 mil libras (cerca de R$ 3 milhões), com vínculo de cinco anos com o Manchester City.
Com o acerto, o City vence a disputa com alguns dos principais clubes da Europa, que também estavam interessados no atleta. Anteriormente, Real Madrid, Barcelona e Paris Saint-Germain foram especulados como potenciais destinos para o jogador.
Haaland vem sendo o grande nome do futebol europeu nos últimos dois anos. O atacante acumula o incrível retrospecto de 85 gols em 88 jogos desde sua estreia pelo Borussia, em janeiro de 2020. Na atual temporada, marcou 28 gols e deu oito assistências em 29 jogos pelo clube alemão. Ele foi eleito o melhor jogador sub-21 de 2020, o craque do Campeonato Alemão da temporada passada e o melhor atacante da edição passada da Liga dos Campeões.
O norueguês chega para ocupar a lacuna deixada pelo argentino Sergio Agüero, que deixou o City no ano passado. A chegada do reforço pode reduzir o espaço do brasileiro Gabriel Jesus na equipe de Pep Guardiola, que vem dando mais oportunidades ao ex-jogador do Palmeiras na reta final da atual temporada.