Caso o Liverpool supere o Real Madrid neste sábado (28), na decisão da Champions League, Alisson Becker irá atingir uma marca inédita. Se levantar a orelhuda novamente, o goleiro será o gaúcho com mais títulos na história da competição.
Alisson, natural de Novo Hamburgo, tem um título da Liga dos Campeões em seu currículo — o de 2019, quando o Liverpool superou o Tottenham na decisão. Ele está igualado em títulos com o lateral-direito Maicon, o meio-campista Anderson e o meia-atacante Ronaldinho, que também ergueram a Champions League em apenas uma oportunidade.
Liverpool e Real Madrid se encontram no Stade de France, em Paris, às 16h deste sábado. Os Reds buscam o sétimo título, enquanto os Merengues querem a 14ª conquista. Na última vez que os ingleses estiveram na decisão, em 2019, Alisson estava em campo na vitória por 2 a 0 sobre o Tottenham.
Revelado pelo Inter em 2013, o goleiro de 29 anos se transferiu para a Roma na metade de 2016. Ainda em 2015, os italianos compraram Alisson por 5 milhões de euros (R$ 21,1 milhões na cotação da época). Em 2018, justamente após perder a decisão da Liga dos Campeões para o Real Madrid com falhas do goleiro Loris Karius, o Liverpool desembolsou 72 milhões de euros (R$ 325 milhões) e contratou Alisson.
Outros gaúchos que já levantaram a Champions
Maicon - Inter de Milão (2010)
Também de Novo Hamburgo, o lateral-direito Maicon conquistou a Liga dos Campeões pela Inter de Milão, em 2010. O time italiano comandado por José Mourinho venceu o Bayern na decisão por 2 a 0 — com gols marcados pelo argentino Diego Milito.
Revelado pelo Cruzeiro, ele atuou duas temporadas no Mônaco antes de ser negociado com a Inter, clube em que atuou por sete temporadas. Na Seleção Brasileira, disputou a Copa do Mundo de 2010 e 2014.
Revelado pelo Grêmio, o porto-alegrense Anderson foi negociado com o Porto em 2005, quando tinha apenas 17 anos. Duas temporadas depois, chamou a atenção de Sir Alex Ferguson e desembarcou em Old Trafford. Na decisão da Liga dos Campeões de 2008, quando o Manchester United superou o Chelsea nos pênaltis, Andershow converteu uma das cobranças.
O meio-campista ainda chegou com o clube inglês em mais duas decisões de Champions League — 2009 e 2011. Porém, em ambas oportunidades o United foi derrotado pelo Barcelona de Messi e Pep Guardiola.
De Porto Alegre para o mundo, Ronaldinho tornou-se um dos maiores jogadores da história do futebol por conta do seu período como jogador do Barcelona — entre 2003 e 2008. O time espanhol, porém, foi campeão europeu somente uma vez neste período.
Cria do Grêmio, ele passou dois anos pelo PSG antes chegar ao Camp Nou. Em 2006, também no Stade de France, em Paris, o Bruxo deu muito trabalho para a defesa do Arsenal, mas foram Samuel Eto'o e Juliano Belletti que marcaram os gols do título na vitória por 2 a 1.