A tenista tcheca Barbora Krejcikova, número dois do mundo e atual campeã de Roland Garros, foi eliminada nesta segunda-feira (23) na primeira rodada do torneio pela francesa Diane Parry, de 19 anos, que fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/2 e 6/3, em duas horas e dez minutos de partida.
Krejcikova, ausente do circuito desde fevereiro devido a uma lesão no cotovelo, foi surpreendida pela jogadora francesa, número 96 do ranking da WTA, que aproveitou os erros da tenista tcheca para chegar à vitoria.
Parry, que tem no currículo um título de WTA Challenger, foi engolida no primeiro set, mas depois se encontrou no jogo e começou a dificultar a vida de Krejcikova com seus golpes no fundo de quadra e devoluções de serviço eficientes.
A número dois do mundo, que tentava ser a primeira tenista a conquistar dois títulos seguidos em Roland Garros desde a belga Justine Henin (com três vitórias entre 2005 e 2007), foi surpreendida com o nível de jogo da francesa e começou a cometer muitos erros, que a levaram a perder o segundo set.
Tudo parecia voltar ao normal no terceiro set quando Krejcikova quebrou o saque de Parry e abriu 2 a 0, mas Parry, jogando em casa e com o apoio do público, conseguiu o empate em 2 a 2.
Sem encaixar o primeiro serviço (apenas 45% de acerto) e com vários erros incompreensíveis em momentos cruciais, como um voleio simples que mandou para fora, cedendo a quebra de saque e o 5 a 3 para a francesa, Krejcikova não foi capaz de se recuperar na partida e acabou sendo eliminada.
—Sempre sonhei em jogar nesta quadra (Philippe-Chatrier), cheia de um público que me empurrava para a vitória —", disse depois da partida Parry, que se tornou a jogadora de menor ranking a eliminar uma número dois do mundo desde que a holandesa Arantxa Rus (então número 114) derrotou em 2011 a belga Klim Clijsters na terceira rodada de Roland Garros.
* AFP