Porto Alegre será a capital do skate brasileiro neste final de semana. Em comemoração pelos 250 anos, a cidade recebe a segunda etapa do STU National, principal campeonato de skate do Brasil. Se a chuva permitir, a pista da Orla do Guaíba, a maior da América Latina, receberá a maioria dos principais atletas da modalidade na disputa de pontos para o ranking. Na manhã desta sexta-feira (27), seis skatistas conversaram com a imprensa para falar sobre a competição, que começa com as eliminatórias masculinas do park e do street nesta sexta (caso a pista seque a tempo).
Gabi Mazetto, João Lucas Alves, Cezar Gordo, Raicca Ventura e Luiz Francisco, o Luizinho, falaram sobre o campeonato e sobre a pista gaúcha, que recebe pela primeira vez um campeonato deste porte. Ela foi inaugurada no final do ano passado e semanalmente recebe dezenas de skatistas amadores que se aventuram em cima das quatro rodas.
Gordo é gaúcho e um dos skatistas que sempre levaram o Rio Grande do Sul pelas pistas do mundo. De uma geração mais antiga, ele é um dos atletas que ajudaram a idealizar a estrutura que receberá o STU National.
— Porto Alegre é minha cidade. Receber uma etapa do STU National é uma satisfação enorme. Há anos atrás era impossível imaginar um evento de skate dessa tamanho, não só aqui, mas no Brasil. Estou mais tranquilo com a chuva. A iluminação é excelente e se tiver que adiar dá para entrar noite à dentro. A pista é enorme e mais difícil de secar, mas creio que em menos de uma hora fique tudo pronto para festa — revelou.
Vencedora do park em Criciúma, primeira etapa do STU, Raicca Ventura também veio à Porto Alegre. Atrasada para a coletiva, a jovem de 15 anos esbanjou personalidade. Trajando um óculos roxo e com o cabelo com mechas roxas e azuis, chegou fazendo com que todos presentes rissem. Com a vergonha de uma adolescente, falou sobre o evento, valorizando a pista gaúcha.
— Essa pista é super da hora. Mó (sic) da hora essa cidade, com a pista com vista pro rio. É rio, né? (se referindo ao Guaíba). Espero que tudo dê certo. Venho treinando bastante e talvez eu vá para os Estados Unidos treinar depois daqui.
Conforme a previsão do tempo, os três próximos dias serão de precipitações na Capital. Com a pista molhada, torna-se inviável que os skatistas entrem para competir — não só pela questão de andar de skate, mas também pela segurança dos atletas.
As fases do STU na Capital, no entanto, podem ser adiadas dia a dia, dependendo da condição climática. Mas o evento não passará de domingo. Ou seja: o torneio pode não ter finais ou semifinais em Porto Alegre. Se o tempo permitir a realização apenas da fase classificatória, valem os pontos acumulados, mas sem a definição de um vencedor na pista gaúcha.