Elas são nove vezes campeãs do Sul-Americano sub-20. Nesta quinta-feira (21), as brasileiras puderam comemorar mais um título, e de forma antecipada. Depois de fazer a sua parte e vencer o Uruguai por 1 a 0 pela segunda rodada do quadrangular final, a Seleção de Jonas Urias ainda contou com uma derrota da Venezuela para a Colômbia, por 3 a 0, que impossibilita qualquer chance de outra equipe conquistar o título.
O Brasil, com 100% de aproveitamento, está na liderança do quadrangular final e só não seria campeão se a Venezuela derrotasse a Colômbia nesta quinta e, posteriormente, triunfasse sobre a própria Seleção Brasileira no domingo (24). O que não pode mais acontecer.
Mesmo que Uruguai e Colômbia tenham três pontos e possam, matematicamente, empatar com o Brasil na última rodada — para isso, além de vencer também precisariam torcer por um tropeço canarinho — o título fica inacessível para essas duas seleções. A Conmebol impôs que, em caso de empate no número de pontos, o critério de desempate seria o confronto direto.
Ou seja, como venceu Uruguai e Colômbia, o Brasil já é campeão do Sul-Americano sub-20. Além disso, também garantiu vaga Copa do Mundo da categoria, que ocorre em agosto, na Costa Rica.
Ao longo da competição, foram seis jogos disputados e seis vitórias alcançadas. Além de 21 gols marcados e nenhum sofrido.
No elenco campeão são sete gurias da dupla Gre-Nal: a goleira Gabi Barbieri e as atacantes Mileninha e Biazinha, do Inter; a zagueira Pati Maldaner, a lateral Lais Giacomel, a meia Rafa Levis e a atacante Luany, do Grêmio.
O Brasil ainda volta a campo no domingo, para cumprir tabela e comemorar o título. A partida contra a Venezuela se inicia às 20h30min.
Relembre a campanha do Brasil
Fase de grupos
Brasil 2x0 Uruguai
Gols: Tarciane, duas vezes
Brasil 10x0 Bolívia
Gols: Mileninha, Biazinha, Pati Maldaner, Luany, Cris, Gi Fernandes, Yaya, Bruninha e Tarciane, duas vezes
Brasil 4x0 Equador
Gols: Gi Fernandes, Analuyza e Giovaninha, duas vezes
Brasil 1x0 Paraguai
Gol: Analuyza
Quadrangular final
Brasil 3x0 Colômbia
Gols: Giovaninha, Analuyza e Isa
Brasil 1x0 Uruguai
Gol: Cris
Quadrangular final
- Brasil: 6 pontos
- Colômbia: 3 pontos
- Uruguai: 3 pontos
- Venezuela: 0 pontos