A parte mais longa do ciclo para a Copa do Mundo do Catar foi encerrado pela Seleção Brasileira no jogo contra a Bolívia, pelas Eliminatórias. Com a classificação para o Mundial, Tite inicia o período de preparação na busca do hexa. O torneio tem início em 21 de novembro e vai até 18 de dezembro.
O primeiro passo será conhecer os adversários. O sorteio dos grupos será realizado na sexta-feira (1º) no Catar. Até a estreia na competição, o treinador terá cinco datas para realizar testes e preparar o time.
O calendário prevê dois momentos diferentes para amistosos. O primeiro entre 31 de maio e 14 de junho, com espaço para três partidas. Os jogos deverão ser na Ásia e um dos adversários deve ser a Argentina. A tendência é de que os outros dois sejam contra selecionados asiáticos. Por contrato com a empresa detentora dos direitos dos amistosos da Seleção, brasileiros e argentinos precisam disputar um amistoso este ano.
Porém, ainda há a necessidade de jogar o confronto adiado entre os dois países pelas Eliminatórias. A Fifa se posicionou pela realização da partida cancelada devido ao não cumprimento do protocolo sanitário por parte de jogadores argentinos. A CBF tenta negociar para que o jogo não precise ser disputado no Brasil — inicialmente seria disputado em São Paulo. Assim, em uma única data, jogaria pela torneio classificatório e cumpriria o contrato de jogar diante da Argentina.
— Ainda não temos data oficial. Temos um pleito para a Fifa, porque tínhamos um jogo já marcado, em junho, por conta da empresa que organiza os amistosos para a Seleção, tínhamos que entregar um Brasil x Argentina em junho. E nosso pleito na Fifa é de que esse jogo seja um só, tanto o amistoso, como esse jogo das Eliminatórias. Mas ainda está indefinido. Esperamos uma resolução em breve, porque atrapalha, sim, nosso planejamento – afirmou Juninho Paulista, coordenador técnico da Seleção.
Depois, entre 19 e 27 de setembro, haverá espaço para a realização de dois amistosos. Apesar do desejo de enfrentar uma equipe europeia, dificilmente isso ocorrerá, pois as equipes da Europa terão compromissos pela Liga das Nações nas mesmas datas.
Esses serão os últimos jogos do Brasil antes da convocação para a Copa do Mundo. Tite tem até 14 de novembro para divulgar os seus convocados. Antes dos sorteios dos grupos da Copa, o congresso técnico da Fifa definirá sobre a ampliação a lista de convocados de 23 para 26 nomes.
O calendário da Seleção até a Copa do Mundo
- 1/4 - Sorteio dos grupos da Copa do Mundo
- 31/5 a 14/6 - Três amistosos no período
- 19/9 a 27/9 - Dois amistosos no período
- 14/11 - Data limite para a convocação
- 21/11 - Abertura da Copa do Mundo