Em um jogo decepcionante, principalmente no segundo tempo, o Flamengo venceu o Vasco, por 1 a 0, nesta quarta-feira (16), no jogo de ida das semifinais do Campeonato Carioca. As duas equipes voltam a se enfrentar no domingo e o time de São Januário vai precisar de uma vitória por dois gols para alcançar a decisão da competição.
O único gol da partida, marcado por Gabigol, no primeiro tempo, foi fruto de um pênalti bastante discutível.
Etapa inicial
A iniciativa do jogo foi toda do Flamengo logo nos primeiros minutos, mas apesar da maior posse de bola e de ficar no campo de ataque, o time rubro-negro não criou chances de gol.
O Vasco formou uma linha defensiva com até seis jogadores e foi tímido nos contra-ataques. Mesmo assim, em dois lances seguidos, aos cinco e aos seis minutos, a equipe de São Januário forçou o cartão amarelo de Andreas Pereira e Matheuzinho, após faltas em Zé Gabriel e Gabriel Pec, respectivamente.
Aos 24 minutos, a primeira oportunidade da partida. Nenê errou o passe no campo de ataque e proporcionou o contra-ataque do Flamengo, iniciado por Bruno Henrique e concluído por Gabriel Barbosa para boa defesa do goleiro Thiago Rodrigues.
A retranca do Vasco deu certo até os 36 minutos, quando a bola bateu no braço de Anderson Conceição, após cobrança de escanteio. Com a ajuda do VAR, o árbitro marcou pênalti, após quatro minutos de paralisação. Gabriel Barbosa, como sempre, cobrou com categoria e abriu o placar.
O primeiro tempo terminou com festa da torcida do Flamengo, enquanto o Vasco passou os 45 minutos sem levar perigo à meta de Hugo Souza.
Segundo tempo
Sem outra opção, o Vasco voltou para o tudo ou nada na etapa final. A primeira finalização do time na partida surgiu aos dois minutos com Figueiredo, mas foi para fora. A segunda tentativa forçou Hugo Souza a fazer boa defesa, aos 11 minutos.
Displicente, o time do Flamengo deu a impressão de perder a concentração e que poderia aumentar a vantagem quando bem quisesse. A verdade é que o time da Gávea ainda não realizou bons 90 minutos sob o comando de Paulo Sousa.
Já o Vasco, apesar de suas limitações, tentou como pôde pelo menos empatar, o que teria sido um resultado mais justo pelo que as duas equipes tentaram produzir em campo.