Nem todos os favoritos no Aberto da Austrália sobreviveram ao quinto dia de jogos. Nas duplas, duas vitórias brasileiras e uma derrota, além da chance de um cruzamento entre dois tenistas do Brasil na próxima rodada. No masculino, Rafael Nadal e Alexander Zverev venceram seus jogos. No feminino, Naomi Osaka foi o principal nome eliminado nesta sexta-feira (21).
Nadal precisou de quatro sets para bater o russo Karen Khachanov, número 30 do mundo. Após vencer os dois primeiros sets sem sustos (6/3 e 6/2), o espanhol teve o saque quebrado na terceira parcial, sendo derrotado por 6 a 3. No quarto set, retomou o ritmo e fechou o jogo com um 6/1. Seu próximo adversário sai do confronto entre o francês Adrian Mannarino e o russo Aslan Karatsev. A partida ainda não havia terminado até o fechamento deste texto.
Um dos favoritos ao título Alexander Zverev passou sem percalços pelo romeno Radu Albot. O 3 a 0 foi construído com parciais de 6/3 e duplo 6/4. Agora, ele terá pela frente o elétrico canadense Denis Shapovalov.
Entre os principais nomes do circuito quem mais sofreu foi o italiano Matteo Berrettini. Ele precisou de cinco sets e de um tiebreak na última parcial para passar pela revelação espanhol Carlos Alcaraz, parciais de 6/2, 7/6, 4/6, 2/6 e 7/6. Na próxima rodada, Berrettini terá uma nova pedreira espanhola. Desta vez Pablo Carreno Busta, número 21 do mundo.
Feminino
Entre os principais nomes do tênis feminino, uma segue viva, a outro voltará para casa. Líder do ranking da WTA, Ashleigh Barty supereu sem percalços a italiana Camila Girogi por 2 a o, parciais de 6/2 e 6/3. Em três partidas, ela perdeu somente oito games. Sua próxima adversária será Amanda Anisimova, responsável por mandar Naomi Osaka para casa.
Atual campeã do torneio, a japonesa voltou a mostrar instabilidade e foi derrotada por 2 a 1 (4/6, 6/3 e 7/6). Já Victoria Azarenka passou sem perder sets (6/0 e 6/2) pela ucraniana Elina Svitolina.
Brasileiros nas duplas
Bruno Soares conquistou sua segunda vitória no torneio de duplas do Aberto da Austrália. Ao lado do britânico Jamie Murray, o brasileiro teve trabalho na noite desta quinta-feira (20) no Brasil, manhã de sexta-feira (21) em Melbourne, para superar o britânico Lloyd Glasspool e o finlandês Harri Heliovaara, de virada, por 2 a 1, parciais de 6/7 (4/7), 7/6 (7/2) e 6/1. A vitória garantiu vaga nas oitavas de final.
Na terceira rodada, há a possibilidade de um duelo de brasileiros. Soares e Murray jogarão contra os vencedores do confronto entre o mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig contra os italianos Fabio Fognini e Simone Bolelli. A partida abre o dia de jogos no sábado (noite de sexta no Brasil), com início programado para as 21h (de Brasília).
Quem está voltando da Austrália é Thiago Monteiro. Após ser eliminado na chave simples, ele também caiu nas duplas. Ao lado do alemão Daniel Altmaier, foi derrotado pelo holandês Wesley Koolhof e pelo britânico Neal Skupski em sets diretos, parciais de 6/1 e 6/4.
No feminino, Bia Haddad Maia segue viva nas duplas. Bia e a cazaque Anna Danilina precisaram de três sets (4/6, 6/3 e 6/2) para passar pelas tchecas Tereza Martincova e Marketa Vondrousova. Elas ainda aguardam a definição das próximas adversárias.
O que esperar do próximo dia de jogos
Além da partida de Melo nas duplas, há um leque de opções para quem quiser trocar uma noite de sono por uma noitada de tênis. Confira os principais jogos do sexto dia de disputas, com início às 21h no Brasil.
Masculino
- Stefanos Tsitsipas x Benoit Paire
- Daniil Medvedev x Botic van de Zandschulp
- Andrey Rublev x Marin Cilic
- Felix Auger-Aliassime x Daniel Evans
Feminino
- Simona Halep x Danka Kovinic
- Aryna Sabalenka x Marketa Vondrousova
- Iga Swiatek x Daria Kasatkina