O paulista Igor Marcondes, 326º do ranking mundial, derrotou neste domingo (16) o jovem argentino Juan Bautista Torres, de 19 anos, 431 da ATP, por 2 sets a 1 com parciais de 3/6, 7/5 e 6/1 após 2h19min de partida disputada sob um forte calor de 33 graus e sensação térmica beirando os 40 graus e faturou o título do Challenger de Blumenau, em Santa Catarina, evento com premiação de US$ 37 mil.
Campeão no mês passado em Florianópolis (SC), outro torneio challenger, o canhoto de 24 anos garantiu pontos que o colocarão pela primeira vez no top 300 em ranking a ser divulgado nesta segunda.
— Foi uma semana muito boa, tive vários momentos de superação, difíceis, mas conseguiu sobressair. Estou colhendo frutos do trabalho que está sendo feito. Não é o fim, é o começo do trabalho. Vamos por mais. Consegui me superar hoje, estava muito cansado dos outros jogos, outras batalhas, mas é isso, estou confiante e é agarrar isso. É seguir e continuar o trabalho. Vem mais torneios, mais trabalho, me agarrar das coisas boas e corrigir os erros da semana que sei quais são. Ano acabou de começar e tem muita coisa pela frente. Queria agradecer ao patrocinador, a Taroii, ao Banco BRB, a CBT, à minha equipe da ADK Tennis, ao Franco Ferreiro que foi muito bom nessa primeira semana do ano. Primeiro torneio, agora vamos em busca de mais conquistas —destacou o campeão.
Pelo troféu neste domingo, Igor Marcondes somará 50 pontos no ranking e irá ao 276º lugar na tabela, subindo mais 50 postos. Até o começo do ano passado, era o 827 do mundo e até o começo de dezembro estava fora dos 500 melhores da ATP.