Ex-líder do ranking mundial, Simona Halep comemorou neste domingo (9) o fim de um jejum de 15 meses sem levantar uma taça. A situação incômoda terminou no WTA 250 de Melbourne, na Austrália, onde a romena foi campeã ao vencer a russa Veronika Kudermetova por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3.
Durante a temporada passada, Halep sofreu com lesões na panturrilha e no joelho, tanto que terminou apenas nove torneios de 13 disputados, sem nenhum título. A última conquista dela havia sido em setembro de 2020, em Roma. Atualmente na 20ª colocação do ranking, deve subir para o 15º lugar na próxima atualização.
— O corpo está ótimo, eu me sinto bem. Eu tive cinco partidas duras, e meu corpo está bom. Eu não me sinto cansada. Fisicamente, estou no lugar certo. Confiança é crescimento e eu me sinto confiante, eu sinto que estou bem para vencer jogos — comentou a tenista de 30 anos após o fim do jejum.
Agora, com o troféu do Melbourne Summer Set, a romena soma 23 títulos em 41 finais disputadas.
O título de duplas em Melbourne ficou com as norte-americanas Asia Muhammad e Jessica Pegula, campeãs juntas pela primeira vez. Na final, elas venceram as italianas Sara Errani e Jasmine Paolini por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1.