De um lado, o campeão do Brasileirão. Do outro, o vencedor da Copa Sul-Americana. A decisão da Copa do Brasil, que tem o primeiro jogo, neste domingo (12), às 17h30min, reunirá duas equipes que já levantaram taças na temporada de 2021. Atlético-MG e Athletico-PR abrirão a a final do torneio nacional de mata-mata no Mineirão, neste final de semana. O jogo de volta será na próxima quarta (15), na Arena da Baixada.
Essa será a terceira final de Copa do Brasil de ambos os clubes. Os mineiros venceram em 2013 e perderam em 2016, quando foram derrotados pelo Grêmio. Já os paranaenses, ficaram com o vice-campeonato em 2013, perdendo o título para o Flamengo, e foram campeões em 2019, batendo o Inter dentro do Beira-Rio.
Apesar dos títulos, ambos chegam em momentos diferentes. O Galo, campeão brasileiro com três rodadas de antecedência, usou as últimas rodadas do Brasileirão para poupar alguns titulares, já pensando na decisão. Assim foi na partida contra o Grêmio, na Arena, na última quinta. Jogadores como Hulk, Zaracho, Nacho Fernández, Junior Alonso permaneceram em Belo Horizonte e assistiram de Minas Gerais a derrota para o Tricolor.
Por outro lado, o Furacão lutou até o final para não ser rebaixado para a Série B da competição de pontos corridos. O time paranaense, com vaga já garantida na Libertadores, terminou o campeonato na 14ª posição, com 47 pontos, quatro a mais que o Grêmio, primeiro time no Z-4.
Dentro de campo, os mineiros não devem ter novidade. Assim que acabou o jogo em Porto Alegre, Cuca e a delegação atleticana voltaram para Minas Gerais para focarem na partida de domingo. O único desfalque que o treinador terá é o zagueiro Nathan Silva, que já atuou na Copa do Brasil pelo Atlético-GO. Além disso, Réver é dúvida para o duelo deste domingo. Caso ele não possa atuar, Igor Rabello deve ser o titular.
Os paranaenses fazem um mistério para o duelo de domingo. Renato Kayzer sofreu uma lesão no ligamento do tornozelo esquerdo após a partida contra o São Paulo no dia 26 de novembro e, desde então, vem fazendo tratamento intensivo para poder atuar contra o Galo. Até então, o jogador deve começar a partida, mas, caso não tenha condições, seu substituto deve ser Pedro Rocha, ex-Grêmio e algoz do Atlético-MG em 2016, quando o Tricolor foi pentacampeão da Copa do Brasil.
Datas das finais
- Ida - 12/12 - 17h30min - Atlético-MG x Athletico-PR - Mineirão
- Volta - 15/12 - 21h30min - Athletico-PR x Atlético-MG - Arena da Baixada