O gaúcho Luiz Felipe Loureiro, de Porto Alegre, foi o campeão do super challenge de 10 quilômetro no evento Rei e Rainha do Mar, em Copacabana, no Rio de Janeiro, no domingo (12). As disputas voltaram ao Rio depois de dois anos e tiveram mais de 4 mil atletas em diferentes categorias. É o maior festival de águas abertas e esportes de praia do Brasil.
— Deu tudo certo em minha estreia no Rei e Rainha do Mar, em Copacabana, um palco olímpico. O percurso teve um pouco de marola, o que deixa ainda mais empolgante. Consegui fazer força na hora certa, me senti muito bem. A temperatura da água estava ótima, estrutura do evento impecável, então consegui nadar muito bem. É a minha principal conquista na carreira até aqui, estou muito feliz — disse Loureiro, de 18 anos.
Thiago Maturana Ruffini e Luiz Felipe Pires completaram o pódio.
O título feminino ficou com a italiana Rachele Bruni. Há quase dois anos o Rei e Rainha do Mar não realizava edição nas areias e águas em seu local de nascimento, sua verdadeira casa. A saudade era grande, mas a energia dos participantes foi ainda maior. O evento reuniu atletas de 21 Estados brasileiros, e mais seis países além do Brasil. Competidores da Itália, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai e Burkina Faso competiram.