A nova atualização dos protocolos estaduais de prevenção contra a covid-19, divulgada nesta quarta-feira (17) — e a ser confirmada até sexta —, liberou a ocupação total de estádios de futebol, eventos sociais e demais situações que até então respeitavam limitações. Assim, o Inter poderá mandar seu próximo jogo no Beira-Rio, sábado (20), 21h30min, contra o Flamengo, com 100% da capacidade das arquibancadas.
O Grêmio também estaria autorizado a mandar partidas sem restrição de público na Arena, porém está punido pelo STJD desde a invasão de campo por parte de 23 torcedores após o duelo com o Palmeiras, e por isso joga com portões fechados como ao longo de toda pandemia. A diretoria gremista tenta reverter a liminar junto ao Tribunal.
“Sempre fizemos flexibilizações com responsabilidade, buscando proteger a população contra o vírus e também manter as atividades econômicas em funcionamento. Agora, diante da estabilidade duradoura dos indicadores em patamares baixos, decidimos dar esse passo, com cuidados, sem dar chance para uma nova onda e novas restrições. Estamos reduzindo as exigências para que, se mais adiante for necessário restringir mais, tenhamos maior colaboração das pessoas, que estarão cientes de que as medidas não estarão sendo adotadas por acaso. É preciso que todos colaborem e continuem se cuidando”, afirmou o governador Eduardo Leite, em comunicado desta quarta.
O decreto oficial ainda deve ser publicado na sexta para entrar em vigor no sábado (19). Os novos parâmetros retiram todas adaptações coletivas impostas em março de 2020, mantendo-se apenas as indicações individuais sobre máscara, higienização das mãos e superfícies com álcool em gel e apresentação dos comprovantes vacinais contra covid-19. As medidas serão aplicadas nos estádios.