A 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar será disputada nesta terça-feira (16). Dentre as cinco partidas, destaque para o clássico entre Argentina e Brasil, marcado para as 20h30min, no Estádio del Bicentenário, em San Juan.
Ao término desta etapa, faltarão apenas quatro jogos para cada seleção — com exceção dos brasileiros e argentinos, que tiveram o confronto válido pela sexta rodada suspenso e ainda aguardam por uma definição da Fifa.
Na América do Sul, classificam-se ao Mundial de forma direta as quatro primeiras colocadas ao término das 18 rodadas. O quinto colocado terá de passar por uma repescagem. Confira a situação da cada seleção sul-americana:
Vaga confirmada
Líder absoluto da competição, com 34 pontos conquistados em 12 partidas, a Seleção Brasileira é a única, até o momento, com vaga confirmada no Mundial do Catar. A classificação foi garantida com seis rodadas de antecedência ao vencer a Colômbia, por 1 a 0, com gol de Lucas Paquetá, na semana passada.
Quase lá
Segunda colocada, com 28 pontos, a Argentina está muito próxima de assegurar participação na Copa do Mundo de 2022. O time do técnico Lionel Scaloni precisa apenas de uma vitória para alcançar o objetivo de participar de mais um Mundial.
Dentro da zona de classificação
Terceiro colocado, com 20 pontos, o Equador tem feito uma campanha sólida nas Eliminatórias. O Chile, na quarta posição, com 16, vem em ascensão após conquistar duas vitórias diante de Venezuela e Paraguai. Em quinto está a Colômbia, também com 16, mas sem vencer há três rodadas.
Correndo atrás
Uruguai, com 16, Peru, com 14, e Paraguai, com 12, ocupam a sexta, sétima e oitava colocações, respectivamente. Aqui, cabe uma separação entre os momentos distintos entre eles. Uruguaios e paraguaios, que não sabem o que é vencer há três partidas, tentam reverter a má fase, enquanto os peruanos, que tiveram um início de Eliminatórias irregular, vêm mostrando capacidade de recuperação.
Difícil de acreditar
A Bolívia tem os mesmos 12 pontos do Paraguai. No entanto, sempre esteve nas últimas posições, o que torna uma classificação bastante improvável. A lanterna Venezuela, com apenas sete pontos, vive situação ainda mais complicada, tendo apenas a obrigação de cumprir tabela.
Os jogos da 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas nesta terça-feira
- 17h — Bolívia x Uruguai — Hernando Siles (La Paz)
- 18h — Venezuela x Peru — Olímpico de La UCV (Caracas)
- 20h — Colômbia x Paraguai — Metropolitano (Barranquilla)
- 20h30min — Argentina x Brasil — Bicentenário (San Juan)
- 21h15min — Chile x Equador — San Carlos de Apoquindo (Santiago)