Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (12), em Manaus, Thiago Silva defendeu Neymar das críticas que o atacante vem recebendo da imprensa. O zagueiro disse que as cobranças são exageradas e afirmou que o camisa 10, ciente de que pode render mais, tem se cobrado para apresentar um melhor futebol. Líder nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil enfrenta o Uruguai nesta quinta-feira (14), na Arena Amazônia.
— Claro que ele se cobra muito. A gente sabe também que tem de fazer melhor, jogar melhor, ter um entrosamento melhor. Ele sabe que não fez um jogo de Neymar, ele tem essa autocrítica. Mas a cobrança não é de acordo com o que faz dentro de campo, e sim fora dele. Fica uma cobrança muito forte de coisas que não têm nada a ver — afirmou o zagueiro sobre a pressão que Neymar vem recebendo da imprensa.
Thiago Silva já havia usado as redes sociais para apoiar o atacante que, no jogo contra a Colômbia, ultrapassou Pelé e Djalma Santos em número de vezes que defendeu a Seleção Brasileira. No entanto, a marca atingida, que coloca o atacante entre os cinco jogadores que mais entraram em campo com a amarelinha, ficou ofuscada pela apresentação apagada no 0 a 0 contra os colombianos.
Ainda na entrevista, Thiago usou a própria trajetória para defender o companheiro. O zagueiro, que completou 100 jogos com a Seleção e é o mais experiente da equipe de Tite, com 37 anos, lembrou de quando sofreu com a pressão para ganhar a Copa do Mundo no Brasil.
— Eu passei por momentos semelhantes, principalmente depois da Copa de 2014. Fui tachado de chorão, de psicológico fraco. Coisas que vão te machucando e você sabe que não é — disse o defensor.
— Espero que ele não perca essa alegria. Ele (Neymar) é um moleque superespecial. Quando está alegre, fazendo o que gosta, sempre dá conta do recado e desempenha o que sempre desempenhou. É melhor para a nossa Seleção — afirmou Thiago, que foi colega de Neymar no PSG.
O próprio Neymar já vinha demonstrando desconforto com as críticas da imprensa em entrevistas após as partidas. Na vitória sobre o Peru, no mês passado, em que o atacante marcou um gol e deu uma assistência, o craque desabafou:
— Não sei mais o que faço com essa camisa para a galera respeitar o Neymar — disse o jogador, que criticou a forma como a imprensa o estava tratando. Na ocasião, Neymar estava sendo questionado pelo seu físico e por, supostamente, estar acima do peso.
As atenções sobre o craque ganharam ainda mais holofotes depois que, no último domingo (10), se tornou pública uma declaração do craque em que ele afirma que a Copa de 2022, no Catar, poderá ser o último Mundial que vai disputar por não saber se terá "mais condições, de cabeça, de aguentar o futebol".
— Vou fazer de tudo para chegar muito bem, fazer de tudo para ganhar com meu país. Para realizar o meu sonho desde pequeno e espero poder conseguir — disse o atacante do PSG.