A seleção brasileira feminina de vôlei viaja, nesta segunda-feira (13), para Barrancabermeja, na Colômbia, onde disputará o Sul-Americano. A equipe do treinador José Roberto Guimarães buscará o 22º título da competição. O campeão e o vice garantirão vaga no Mundial de 2022, que será disputado na Holanda e na Polônia.
O Brasil estreará na competição às 19h30min desta quarta-feira (15) contra o Peru. Os jogos seguintes serão contra Argentina (quinta-feira), Chile (sexta-feira) e Colômbia (domingo). O time nacional que participará da competição conta com:
- as levantadoras Macris e Roberta;
- as opostas Rosamaria e Lorenne;
- as ponteiras Gabi, Natália, Ana Cristina e Kasiely;
- as centrais Carol Gattaz, Carol, Bia e Mayany;
- as líberos Nyeme e Natinha.
A levantadora Roberta comentou sobre a expectativa para a competição e destacou a boa temporada do time brasileiro.
— É uma competição muito importante para o nosso grupo porque vale vaga no Mundial de 2022. Estamos vindo de uma grande competição que foi os Jogos Olímpicos onde atingimos o nosso auge na temporada, mas seguimos muito concentradas. Chegaram algumas jogadoras novas e estamos animadas e mantendo a energia boa desse grupo — afirmou a jogadora, que também falou sobre o crescimento do Sul-Americano:
— Vamos enfrentar adversários que tem evoluído e o Sul-Americano tem melhorado a cada edição. Queremos fazer um bom campeonato e buscar essa vaga.
José Roberto Guimarães também destacou a importância na busca pela vaga no Mundial.
— O Sul-Americano é classificatório para o Mundial e vamos buscar essa vaga e o título para finalizarmos bem essa temporada. Temos que manter o nosso foco e a concentração para apresentarmos o nosso voleibol. Nossos adversários têm evoluído e sabemos da nossa responsabilidade — analisou.
Nesta temporada, a seleção feminina conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e na Liga das Nações. Na última edição do Sul-Americano, em 2019, o Brasil foi campeão invicto — na decisão, superou a Colômbia por 3 sets a 0.