O tenista russo Daniil Medvedev conquistou uma vaga nas quartas de final do Aberto dos Estados Unidos neste domingo (5), ao vencer o britânico Daniel Evans em três sets, parciais de 6/3, 6/4 e 6/3 em uma hora e 43 minutos de jogo na quadra central Arthur Ashe.
No primeiro duelo entre os dois tenistas, Medvedev impôs seu estilo de jogo devastador que lhe permitiu chegar às quartas em Nova Iorque sem ceder um único set aos rivais em três partidas.
O próximo adversário do número dois do mundo será o surpreendente holandês Botic van de Zandschulp, número 117 do mundo, que derrotou o argentino Diego Schwartzman, décimo primeiro cabeça de chave em uma partida de mais de quatro horas.
Schwartzman, que não havia perdido nenhum set nas três primeiras fases, foi superado por um adversário vindo da fase de classificação e que, sem títulos em seu currículo, já deixou de fora dois integrantes do Top-20 do ranking da ATP.
'El Peque' fez uma grande exibição, salvando até quatro match points, mas acabou ficando fora das quartas de final, seu melhor resultado no torneio.
Van de Zandschulp, que já havia eliminado outro argentino, Facundo Bagnis, está quebrando todos os prognósticos em um torneio em que derrotou na segunda rodada o oitavo cabeça-de-chave, o norueguês Casper Ruud.
O grandalhão (1,91 m de altura), que havia virado pelo menos um set nas seis partidas anteriores, se tornou o primeiro holandês a se classificar para as quartas de final de um Grand Slam desde 2004 e do Aberto dos Estados Unidos desde 2003.
— Não tenho palavras para isso. Antes do torneio, ninguém esperava que eu me classificasse. Estão certamente surpresos e espero que estejam orgulhosos — disse um perplexo Van de Zandschulp.