Com duas vitórias em amistosos contra a Argentina, a Seleção Brasileira feminina inicia um novo ciclo após as Olimpíadas. A fase de renovação do time da técnica Pia Sundhage contempla a chegada de novas jogadoras, mas com figuras essenciais da amarelinha, que passam por nova adaptação. O desenvolvimento da modalidade também é um instrumento que terá reflexos no trabalho da sueca.
Na entrevista após a goleada por 4 a 1, nesta segunda-feira (20), Pia confirmou que a intenção é escalar Marta em uma posição mais avançada. Além disso, destacou a movimentação de outras jogadoras como Erika, Angelina, Debinha e Duda.
— É incrível marcar muitos gols. Algo que tenho na minha cabeça a partir de agora é jogar com a Marta mais próxima do gol. Isso me deixa contente, e hoje ela jogou muito bem. Se olharmos para como fomos hoje. Não podemos jogar como jogamos na Olimpíada, porque senão não ganharemos. Precisamos adicionar algumas coisas na parte boa que apresentamos. É claro que o jeito brasileiro requer esse equilíbrio. Nos dê tempo, porque estamos tentando trazer o que temos de melhor nos clubes do Brasil, mas também nos EUA, Europa e China — avaliou.
Com 11 das 23 jogadoras convocadas atuando em times brasileiros, o nível e o desenvolvimento da modalidade no país foram alvo de análise da comandante da Seleção. Entusiasmada com a decisão do torneio nacional no próximo domingo, entre Corinthians e Palmeiras, Pia apontou que a evolução só tem a acrescentar para a Seleção. Lorena, goleira do Grêmio, esteve nos amistosos pela primeira vez.
— É um trabalho diário. Estou bem ansiosa para a final entre Palmeiras e Corinthians. Acredito que a competição tem evoluído bastante, a CBF tem feito um ótimo trabalho com isso. Mas as jogadoras da Europa também acrescentam bastante. Não no esqueçamos de Debinha, Angelina e Marta (que jogam no EUA). Temos três diferentes áreas em que o futebol é jogado de formas específicas. E, completou:
— Sobre o Campeonato Brasileiro, se aumentarmos o nível, a final será ainda mais interessante. Esse segundo jogo será bem interessante de acompanhar, para ver quem será o vencedor. Esse tipo de competição é muito importante.
Com estes dois amistosos nesta data-Fifa de setembro, o Brasil deu início à preparação para a Copa América de 2022.