Porto Alegre entrou no espírito dos Jogos Paralímpicos. Enquanto atletas brasileiros buscam medalhas em território japonês, a capital gaúcha protagonizou um evento histórico: a Copa Slalom em Cadeiras de Rodas.
A competição, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (26), no Ginásio Tesourinha, foi a terceira atividade da 24ª Semana da Pessoa com Deficiência, organizada pela Coordenadoria de Paradesporto, da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (SMELJ), em parceria com a Associação Caminhadores RS.
— Este foi um dia histórico porque o Slalom é uma nova modalidade no Brasil. Não tem nenhuma federação. Ela foi trazida há alguns anos pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), mas acabou não vingando no país. No entanto, é um esporte muito promissor, porque reúne jovens com paralisia cerebral, paraplegia e tetraplegia, e é totalmente inclusiva porque o praticante vem com sua cadeira pessoal para fazer o circuito — explica Rotechild Prestes, presidente da Caminhadores RS.
Apesar de ter casado perfeitamente com o período em que as Paralimpíadas estão sendo disputadas, a programação idealizada não tem relação com o evento realizado do outro lado do mundo.
O próprio Slalom, por exemplo, apesar de ter sido incluído como esporte paralímpico em 1964, na última vez que os Jogos passaram por Tóquio, deixou de integrar a programação em 1988, em Seul. O retorno da modalidade ao calendário, aliás, é uma das bandeiras encampadas pelos organizadores.
— O Slalom é muito importante para o empoderamento e para que o cadeirante se sinta inserido na sociedade. Já enviamos uma solicitação ao Comitê Paralímpico Brasileiro para que ele seja considerado um esporte novamente e para que Porto Alegre seja reconhecida como uma capital da modalidade, recebendo um campeonato citadino e outros torneios — revela Liza Cenci, coordenadora de Paradesporto, que já planeja um novo evento em setembro deste ano.
A modalidade consiste em um circuito repleto de obstáculos, que exigem coordenação motora, força e técnica para desempenhar as mudanças de direção (ver vídeo cima).
Os participantes recebem três oportunidades para completar o percurso de forma individual, enquanto o árbitro cronometra a duração. Aquele que alcançar o menor tempo, vence.
Ao todo, 25 competidores se inscreveram no evento nesta quinta. Por conta da pandemia de covid-19, não houve presença de público nas arquibancadas e a organização distribuiu equipamentos, como toucas e capacetes individuais — neste caso, fundamentais para prevenir qualquer acidente.
Foi o que aconteceu com Luis Augusto Canopf, de 45 anos. Em uma das manobras, ele empinou a cadeira de rodas e acabou caindo de costas na quadra.
— O piso é meio escorregadio e meus pneus também estão um pouco lisos. Mas acontece, foi mais um susto. O barulho foi porque meu capacete bateu no chão. Foi só o estrondo mesmo — brincou ele, que é paraplégico.
Outra novidade apresentada foi que, além daqueles que competiram de forma presencial, outros interessados puderam enviar vídeos, cumprindo o mesmo circuito, em diferentes locais. Porém, houve quem preferisse vir da sua cidade para vivenciar a experiência.
— Eu nunca pratiquei. Fui convidado para participar, assisti a alguns vídeos e agora vamos pegar na prática. A gente passa por vários desafios maiores na vida. Isso aqui vai ser tranquilo — comentou Davi Mendonça, de 44 anos, que é paraplégico e encabeça a Coordenadoria de Pessoas com Deficiência em Capão da Canoa.
A programação da 24ª Semana para Pessoas com Deficiência também já teve disputas de natação e vôlei sentado. As provas de atletismo, previstas para a última quarta-feira (25), tiveram de ser canceladas por conta da chuva.
O evento será encerrado neste sábado (28), também no ginásio Tesourinha, com jogos de Futebol para Baixa Visão e GoalBall, nas modalidades masculino e feminino. As inscrições são gratuitas.
Confira o restante da programação:
Torneio Futebol B2/B3 (Baixa Visão)
Data: Sábado (28/8)
Horário: das 8h às 12h
Local: Ginásio Tesourinha
Torneio de GoalBall (masculino e feminino)
Data: Sábado (28/8)
Horário: das 13h às 19h
Local: Ginásio Tesourinha