As 20 mil doses de CoronaVac doadas pela Conmebol chegaram ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (8). O lote de imunizantes será dividido da seguinte maneira: 5,5 mil para times da primeira divisão nacional do futebol feminino e masculino, sob supervisão da CBF, e outras 14,5 mil serão incorporadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pela Anvisa e o Ministério da Saúde.
A chegada das vacinas muda o posicionamento inicial da Anvisa em relação à distribuição de doses entre jogadores e comissões técnicas. Em abril, quando a Conmebol recebeu 50 mil doses doadas pelo governo chinês, o Ministério da Saúde afirmou que todos os imunizantes que entrassem em território brasileiro seriam destinados ao PNI.
Ao longo de maio, a Conmebol recebeu em sua sede, no Paraguai, os times do continente que aceitaram as doses ofertadas. Atlético-GO e o Atlético-MG foram os únicos brasileiros a vacinarem atletas e demais profissionais.
No comunicado, onde anunciou a doação das 20 mil vacinas ao Brasil, a Conmebol disse que o ato é um agradecimento ao país pela realização da Copa América.