Depois de passar por alguns altos e baixos nas duas primeiras rodadas de Wimbledon, a australiana Ashleigh Barty cresceu de rendimento neste sábado (3) e teve uma boa apresentação na vitória sobre a tcheca Katerina Siniakova, 64.ª do ranking da WTA. A atual número 1 do mundo venceu por 2 sets a 0 - com parciais de 6/3 e 7/5 - para garantir seu lugar nas oitavas de final do Grand Slam disputado em quadras de grama em Londres.
Barty agora enfrenta a também tcheca Barbora Krejčíková , 17.ª do ranking e atual campeã de Roland Garros, que está invicta no circuito profissional há 15 jogos. Além da recente conquista no Grand Slam francês, Krejčíková também venceu o WTA de Estrasburgo, na França, antes de atuar em Paris, e não disputou nenhum torneio preparatório na grama. O confronto entre elas é inédito.
Para se manter invicta há tanto tempo e poder encarar a número 1 do mundo, a tcheca de 25 anos superou neste sábado a letã Anastasija Sevastova, 56.ª do ranking, por 2 sets a 1 - com parciais de 7/6 (7/1), 3/6 e 7/5.
Aos 25 anos, Barty faz a sua quinta participação em Wimbledon e chega pela segunda vez às oitavas de final, repetindo o resultado de 2019. Também há duas temporadas, a australiana conquistou seu primeiro e até hoje único título de Grand Slam, no saibro de Roland Garros.