Veja a foto acima. É de 1985, antes de um jogo do Gaúcho, no velho Estádio Wolmar Salton. Naquele ano, o time disputava a primeira divisão do Estadual, depois de ter conquistado, em 1984, o título da Segundona. O homem sem uniforme, em pé, à esquerda, é Augusto Ghion, então presidente do clube. O terceiro dos jogadores em pé, olhando da esquerda para a direita, é o capitão Joubert Pereira. Até aí, tudo certo.
Na parte de baixo, entre as crianças agachadas, o primeiro menino é Vanderson, filho de Joubert; ao lado dele, Augusto Ghion Júnior, o Guto, filho do presidente. De novo, até aí, tudo certo.
O grande dado desta imagem é que os dois mascotes, 36 anos depois deste registro, são os responsáveis por levar o time de Passo Fundo de volta à Divisão de Acesso. Vanderson Pereira é o técnico, e Augusto Ghion Jr., o presidente. Os dois tentam, agora, conquistar o título da Terceirona. A vantagem, já têm: na partida de ida, na Arena Bsbios, venceram o Santa Cruz por 2 a 0, e podem perder por um gol na decisão, marcada para 11h deste domingo (4) no Estádio dos Plátanos.
A amizade entre dirigente e treinador esteve atrelada à história do Gaúcho. Guto era parceiro de futebol de Vanderson quando Joubert morava em Passo Fundo e defendia o time de Passo Fundo.
— Ficamos amigos de criança nos jogos e pelo clube, na época o Gaúcho tinha sede social — diz Guto.
As voltas do futebol distanciaram os dois, especialmente porque Vanderson seguiu carreira, enquanto o presidente fixou residência em Passo Fundo. O reencontro foi recente. Augusto confiou no trabalho do profissional, que já tinha colhido bons resultados no Guarany-Ba, para conduzir o acesso do Gaúcho. Deu carto.
— É uma satisfação imensa esse resultado, ainda mais sabendo tudo o que meu pai e o pai do Guto representaram aqui. E é mais incrível que o destino nos separou depois da infância, fui jogar futebol profissional, rodei pelo Brasil, nos reencontramos em 2019 como adversários e agora estamos do mesmo lado. A gente olha para a foto e vê duas crianças que tinham inspirações na própria família agora no comando de um clube centenário, é uma honra — completa Vanderson.
Bem que Guto e Vanderson podem chamar os filhos para a foto oficial do acesso, mesmo se o título eventualmente escapar. Quem sabe os herdeiros se inspirem nela para manter a história familiar do Gaúcho. E nem precisam esperar até 2057...