As Gurias do Brasil de Farroupilha entram em campo neste domingo (6), diante da Chapecoense, pela 4ª rodada do Brasileirão Feminino A-2. A partida se inicia às 15h, no CT Água Amarela, em Chapecó. Será a segunda partida do técnico Alê Menezes no comando da equipe rubro-verde.
— Nós vamos para um jogo extremamente difícil, como foi o anterior. Até porque só uma vitória nos coloca com chances matemáticas de classificação. Pedi a maior atenção, o maior comprometimento com o jogo, porque uma derrota nos elimina de vez com a competição. E pelo trabalho da semana estou bastante otimista — projeta o treinador.
Com a criação da A-3, apenas aqueles que chegarem às Oitavas de Final da A-2 e os quatro rebaixados da A-1 disputarão a segunda divisão do futebol feminino em 2022. Portanto, para buscar a permanência na A-2, as Gurias do Brasil-Far precisam da vitória nesta rodada. Nova derrota anula qualquer chance de sobrevivência.
— A preocupação da direção é o descenso, até porque ninguém quer cair. Temos que fazer o possível e o impossível para que o Brasil-Far não caia de divisão. Enquanto há chance, há esperança. Temos exemplos no futebol de equipes com menos de 1% de chance conseguem a classificação, ou o título. Então, prefiro me agarrar nessa situação, para que a gente possa fazer esses dois últimos jogos, vencê-los e, com resultados paralelos, conseguir classificar — almeja Alê Menezes.
Classificam-se para as Oitavas de Final apenas os dois melhores colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros. Então, além de vencer, seria interessante, para o Brasil-Far, que o Vasco — atual líder do Grupo F e com 100% de aproveitamento — derrotasse a Ponte Preta nesta rodada. Um empate entre Athletico-PR e América-MG também seria de grande valia para o time gaúcho. Pois, assim, ninguém se distanciaria na tabela.
Retrospecto favorável
Na edição de 2020 da A-2, a única vitória do time rubro-verde foi, justamente, sobre a Chapecoense. Naquele confronto, válido pela 1ª rodada, as Gurias do Brasil-Far venceram de virada, por 4 a 3, com gols de Bianca, Patricia, Tuca e Pâmela — as duas últimas são as únicas que seguem no elenco. No entanto, como Tuca foi expulsa no embate com o Athletico-PR, Pâmela é a única que fica à disposição do técnico Alê Menezes.
— Essa semana, coloquei algumas ideias diferentes no esquema de jogo, mesmo tático. Estudamos bastante a equipe da Chapecoense, que é bem jovem, e temos condições de conseguir um bom resultado, assim como foi em 2020 — explica o treinador.
Tabela do Grupo F
1º Vasco - 9 pontos
2º Athletico Paranaense - 6 pontos
3º América-MG - 4 pontos
4º Ponte Preta - 3 pontos
5º Chapecoense - 1 ponto
6º Brasil-Far - 1 ponto