A equipe de basquete do Harlem Globetrotters, famosa por excursionar pelo mundo fazendo exibições de habilidade e humor, enviou uma solicitação para se tornar uma nova franquia da Liga Americana de Basquete (NBA).
Em carta enviada nesta segunda-feira ao comissário da NBA, Adam Silver, os Globetrotters pediram que seu trabalho na divulgação do basquete pelo mundo fosse recompensado através da inclusão da equipe na NBA.
— Como uma organização cuja história já está intimamente ligada à da NBA, os Harlem Globetrotters estão buscando um lugar na mesa que já deveria ter acontecido — disse o gerente geral dos Globetrotters, Jeff Muun, em um comunicado.
— Nossos jogadores foram fundamentais para a integração da liga em 1949. Estamos orgulhosos de que nossos jogadores foram recrutados por times da NBA. Agora, depois de anos atraindo os melhores jogadores negros, é hora de a NBA reconhecer nossa contribuição para o esporte — escreveu na carta Muun.
— Com a NBA já considerando a expansão, chegou a hora. Os Harlem Globetrotters estão prontos para negociar sua entrada na NBA — acrescentou o dirigente.
Silver alimentou especulações de que a NBA está considerando adicionar um 31º time à liga, ao declarar à ESPN em uma entrevista em dezembro passado que isso era "inevitável".
Silver então afirmou que "é uma espécie de destino manifesto para a liga expandir em algum momento."
Seattle há muito é considerada a favorita para uma nova franquia da NBA. A cidade está sem um time desde que o SuperSonics se mudaram para Oklahoma City em 2008 e teoricamente teria uma chance melhor do que os Globetrotters, já que Nova Iorque possui dois representantes na Liga, os Knicks e os Brooklyn Nets.
Os Globetrotters foram fundados em 1926 e são mais conhecidos como uma equipe de exibição itinerante que já disputou milhares de jogos em 122 países. O time já enfrentou uma equipe da NBA duas vezes. Os confrontos foram contra o Minnesota Lakers em 1948 e 1949, antes da integração da NBA. Os Globetrotters venceram as duas partidas contra o adversário, que ganhou o campeonato da NBA em 1949.
A equipe contribuiu para vários momentos importantes na história da NBA, principalmente quando seu jogador Nathaniel Clifton se tornou o primeiro negro a ser contratado pela liga em 1950. No mesmo ano, outro globetrotter, Chuck Cooper, se tornou o primeiro jogador a atuar na NBA, pelo Boston Celtics.
* AFP