A situação do ex-goleiro Luciano, com passagem em mais de 20 clubes do Interior, motivou uma onda de solidariedade entre clubes e personalidades do futebol gaúcho. Uma rede de ação se formou para ajudar o antigo camisa 1 a pagar uma dívida contraída após realizar uma cirurgia para a implantação de uma prótese sob pena de perder a mobilidade das pernas. O movimento foi tão grande que o "assustou".
Tudo começou em um grupo de WhatsApp de ex-jogadores do Pelotas. Luciano comentou que estava buscando dinheiro para devolver a quem pagou a cirurgia (familiares e amigos). Imediatamente, o ex-centroavante Sandro Sotilli iniciou a mobilização. Incluiu o companheiro em uma live que fará neste domingo para arrecadar dinheiro.
— O problema é que perdeu o controle. Recebi ligação de gente que eu não via há 20 anos e que se lembrava de mim, de alguma história. Claro, fiquei emocionado, mas não é meu jeito. Sinto um pouco de vergonha e até um sentimento de injustiça. Porque tem mais gente precisando do que eu, sabe? Não estou passando necessidade, graças a Deus consegui me organizar. Só contraí a dívida para fazer o tratamento. Mas admito que muitas coisas me deixaram emocionado — disse Luciano.
O jeitão tímido, discreto, que se envergonha de receber ajuda explica o tamanho da empatia que gerou no mundo do futebol. Agora, foi convencido a aceitar as doações. Para aliviar o sentimento de "culpa", amigos sugeriram que ele receba o valor suficiente para pagar a dívida e o resto seja redistribuído à caridade.
Aos 53 anos, Luciano Moraes Ribeiro abandonou a carreira profissional em 2014, quando subiu o Rio Grande para a Divisão de Acesso. Ele contabiliza ao menos duas dezenas de times em mais de 25 anos. Além do Vovô, passou por São Paulo-RG, Brasil-Pel, Pelotas, Farroupilha, Guarany-Ba, Santa Cruz, Riograndense-SM, Inter-SM, Ulbra, Novo Hamburgo, 15 de Campo Bom, Tresmaiense, Santo Ângelo, Juventus de Santa Rosa, Glória, São Luiz. Isso só entre os gaúchos. Mesmo depois de aposentado, seguiu jogando futebol amador e veterano, e pretende fazer isso quando estiver recuperado.
— Preenchi duas carteiras de trabalho e uma pela metade — conta.
Para quem quiser ajudar o ex-goleiro, pode fazer um pix no número: 61739669053.