O Atlético-GO manteve a boa fase neste sábado (5) e derrotou o São Paulo, por 2 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão. Esta foi a terceira vitória seguida do time comandado por Eduardo Barroca, que na estreia venceu o Corinthians, adversário também derrotado na Copa do Brasil.
A partida ficou marcada pelas muitas faltas e cartões amarelos, principalmente no segundo tempo. Ao todo, foram distribuídos nove advertências.
Os primeiros minutos da partida foram bastante truncados, com os dois times disputando muito a posse de bola. O Atlético-GO pressionou a saída de bola do time paulista, sufocando a equipe adversária. Em um dos lances, o goleiro Tiago Volpi precisou driblar Janderson para não perder a posse.
Aos 22 minutos da primeira etapa, Natanael cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque. No cruzamento pelo alto, a bola chegou no zagueiro Éder, que cabeceou para o fundo do gol e abriu o placar da partida.
No lance do gol, o zagueiro Léo, falhou na marcação, permitindo que o camisa 4 pudesse receber o cruzamento em suas costas e fazer o gol. O lance passou por uma demorada revisão do VAR, que confirmou que não havia impedimento.
Após sofrer o gol, o São Paulo passou a buscar mais o ataque, correndo atrás do empate. O time ganhou profundidade no campo de ataque e Rodrigo Nestor foi importante para aumentar a capacidade de criação da equipe.
Nos minutos finais da primeira etapa, o time paulista, que foi dirigido pelo auxiliar técnico Juan Branda, já que o treinador argentino Hernán Crespo, com sintomas gripais foi vetado, encontrou boas chances, com finalizações de Luciano e jogadas perigosas em escanteios. O goleiro do Dragão, Fernando Miguel, fez ótimas defesas e segurou a vantagem parcial.
Na volta do vestiário, o São Paulo mostrou uma novidade. O meia-atacante argentino Emiliano Rigoni saiu do banco, substituindo Shaylon, e fez sua estreia pela equipe. O camisa 77 entrou para aumentar a ofensividade do time, jogando pelo lado esquerdo do ataque.
Na segunda etapa da partida, o time do Morumbi começou apertando os goianos, em busca de um gol de empate. Com Rigoni, Rojas e Luciano em campo, o time iniciou os 45 minutos finais do jogo propondo e procurando o ataque.
Conforme o segundo tempo seguiu, o time da casa voltou a se lançar ao ataque, sendo perigoso em algumas oportunidades. A equipe do Dragão contou com as boas atuações de Dudu e Natanael.
Do outro lado, o São Paulo também criou algumas chances interessantes. Em uma delas, Rigoni acertaria belo chute, mas a bola desviou em Luciano e saiu pela linha de fundo.
Aos 33 minutos do segundo tempo, a pressão do Atlético-GO na saída de bola deu certo. TiagoVolpi recebeu a bola dentro de sua área e tentou sair por baixo com o paraguaio Galeano. O ala, porém, ficou sem opções de passe e, ao tentar sair para o jogo, perdeu o domínio para Natanael. A sobra ficou com João Paulo, que aproveitou que o goleiro estava fora do gol e chutou por cobertura.
Com o 2 a 0 no placar, o time da casa ficou mais tranquilo na partida, enquanto o São Paulo partiu para o ataque, em busca de um empate heroico nos minutos finais do jogo.
Já nos últimos minutos de jogo, aos 41 minutos do segundo tempo, Luciano foi derrubado na área por Igor Cariús e o juiz apitou pênalti. O VAR, porém, recomendou a correção, e o pênalti foi bem anulado, pois o defensor pegou a bola primeiramente.
Após a anulação do pênalti, o Atlético Goianiense segurou o placar de 2 a 0 com tranquilidade e garantiu a sua segunda vitória no campeonato, chegado a seis pontos conquistados. Do outro lado, o São Paulo segue sem vencer na competição, com um empate e uma derrota.
O próximo jogo do Atlético-GO é na próxima quarta-feira (9), contra o Corinthians, no Estádio Antonio Accioly, pela terceira fase da Copa do Brasil. A equipe precisa apenas de um empate, ou até uma derrota por um gol de diferença, para se classificar.
Já o Tricolor Paulista volta aos gramados também pela Copa do Brasil. Na próxima terça-feira (8), o time encara o 4 de Julho, do Piauí, pela partida de volta da terceira fase. Depois de perder o primeiro jogo por 3 a 2, o São Paulo precisa vencer por dois gols de diferença no Morumbi para obter a vaga.
FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-GO 2 X 0 SÃO PAULO
ATLÉTICO-GO - Fernando Miguel; Dudu, Nathan Silva, Éder e Igor Cariús; Marlon Freitas, Willian Maranhão e João Paulo (Gabriel Baralhas, aos 47'2ºT); Janderson (André Luis, aos 46'2ºT), Zé Roberto (Lucão, aos 28'2ºT) e Natanael. Técnico: Eduardo Barroca.
SÃO PAULO - Volpi; Bruno Alves, Miranda e Léo; Igor Vinícius (Galenao, aos 32'2ºT), Shaylon (Rigoni, no Intervalo), Nestor, Gabriel Sara e Reinaldo; Luciano e Rojas (Eder, aos 20'2ºT). Técnico: Juan Branda.
Local: Estádio Antonio Accioly, Goiânia (GO)
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (FIFA) e Edevan de Oliveira Pereira (BA)
Cartões amarelos: Natanael, Willian Maranhão, Lucão e Janderson (Atlético Goianiense), Igor Vinícius, Léo, Reinaldo, Rodrigo Nestor e Tiago Volpi (São Paulo).
Gols: Éder (22'/1ºT) e João Paulo (33'2ºT)