Campeã em 2017 e finalista em 2019, a Alemanha conquistou neste domingo o Campeonato Europeu Sub-21, confirmando que é uma das melhores entre as seleções jovens ao vencer Portugal, por 1 a 0, que ainda aguarda o seu primeiro título.
Os alemães, que disputavam a sua terceira final consecutiva e já tinham faturado o Europeu em 2009 e 2017, venceram graças a um gol de Lukas Nmecha aos 48 minutos. Em 2019, na edição anterior, tinham perdido para a Espanha na final.
Portugal, por seu lado, continua na espera pelo primeiro título europeu de Sub-21 e acumula três derrotas em três finais: 1994, 2015 e 2021.
O primeiro tempo foi muito equilibrado, com duas belas chances para Portugal, ambas por meio de Tiago Tomas, às quais a Alemanha respondeu com um bom chute de Maier e, sobretudo, um disparo desviado do jovem e talentoso Wirtz, que acertou o travessão de Diogo Costa.
Brilhante nas semifinais contra a Holanda (2-1), Wirtz foi mais discreto neste domingo em Ljubljana (Eslovênia) e deixou o protagonismo para Nmecha. O atacante do Anderlecht, emprestado pelo Manchester City, fez o único gol da final, aproveitando uma assistência de Baku.
Depois do gol dos alemães, Portugal partiu para o ataque mas sem conseguir gerar chances de perigo real.
Ao contrário, foram os alemães que poderiam ter matado o jogo quando Adeyemi ficou cara a cara com o goleiro Diogo Costa, após uma bela jogada individual (72). O goleiro português venceu o duelo, mas não foi suficiente para a sua equipe que lutava para conseguir o mesmo sucesso da seleção principal de Portugal, atual campeã europeia.
* AFP