O gaúcho Orlando Luz, considerado uma das promessas nacionais na modalidade, conquistou, neste domingo (30), o título de um torneio da Federação Internacional de Tênis (ITF), em Antalya, na Turquia, evento que ocorre no piso de saibro, com premiação de US$ 15 mil.
Na final, o vice-campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, superou o italiano Giacomo Dambrosi, por 2 sets a 1, com parciais 6/4, 3/6 e 6/4. Esta é a oitava conquista deste nível de torneio para o jogador de 23 anos, a primeira desde setembro de 2019. O tenista, que atualmente ocupa o 333º lugar no ranking mundial da ATP, somará dez pontos depois do título. Esta foi a oitava vez que Luz venceu uma competição da série Future.
Ele conquistou também o troféu de duplas ao lado do uruguaio Ignacio Carou. Os dois derrotaram na final a parceria dos italianos Andrea Basso e Daniele Capecchi, por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 1/6, e 10/7.
— Boa semana, foi muito positiva, muito feliz com o resultado, uma semana pra fechar com chave de ouro aqui em Antalya. Títulos de simples e duplas, fiz uns 33, 34 jogos nessas semanas aqui, consegui o ritmo que queria, não está tão fácil entrar nos challengers. Objetivo foi cumprido. Agora vou descansar alguns dias, treinar e ir para Bratislava. Muito feliz com essa semana, voltar a ser campeão, ter um troféu, fazia algum tempo — disse Orlandinho.
Campeão júnior de duplas em Wimbledon 2014 e vice em Roland Garros em 2016, Orlando Luz enfrentou problemas físicos e até mesmo de visão nos últimos anos, o que atrapalhou sua transição para o profissional. Agora, ele permancerá os próximos dias em Antalya e depois irá para a disputa qualificatória do Challenger de Bratislava, na Eslováquia, no próximo final de semana, quando jogará também duplas com o gaúcho Rafael Matos, vice-campeão do ATP 250 de Belgrado nesta semana.