Novak Djokovic sofreu muito para passar pelo grego Stepanos Tsitsipas nas quartas de final do Aberto de Roma. O número 1 do mundo esteve atrás em todos os games, mas no fim buscou uma incrível e dura virada em jogo adiado por causa da chuva na Itália. O confronto complicado e longo precisou de 3h18min e terminou com 4/6, 7/5 e 7/5 para o sérvio neste sábado (15) pela manhã. A partida havia sido interrompida na sexta-feira, por causa da chuva, quando líder do ranking perdia por 4/6 e 1/2.
Ainda na sexta, Djokovic começou muito mal o confronto. Logo no primeiro game, viu Tsitsipas quebrar seu serviço. Voltaria a perder o saque no 1/4. Devolveu logo a seguir, mas depois trocaram pontos até o grego fechar em 6/4. O grego aproveitou bem os break points.
Precisando reagir, Djokovic seguiu não conseguindo se impor na partida e também levou um susto no começo do segundo set. Sacou em 1 a 1 e viu Tsitsipas levar a melhor na disputa. Nesse momento a forte chuva que começou a cair em Roma forçou a suspensão de toda a rodada. Na retomada, ele ficou atrás com 1/3 e 2/4 até devolver a quebra e empatar em 4 a 4.
Experiente, Djoko jogou a pressão para o outro lado ao chegar em 6/5. No saque, Tsitsipas teve quatro chances de igualar o placar. Não fechou e viu o sérvio empatar o duelo em 1 a 1 aproveitando a primeira chance de quebra.
O set decisivo mais uma vez começou com cara de zebra em Roma. Tsitsipas abriu logo 3 a 1, mostrando que queria muito eliminar o número 1 do mundo. Porém, o sérvio mostrou frieza e virou para 4 a 3. Após o 4 a 4, o jogo virou sucessão de quebras. Melhor para Novak Djokovic, que levou a melhor no saque do grego duas vezes e garantiu novo 7 a 5.
O sérvio nem terá tempo de descanso. Ele deve voltar à quadra ainda neste sábado para jogar a semifinal. O rival será o italiano Lorenzo Sonego, que eliminou o russo Andrey Rublev, por 2 a 1, parciais de 3/6, 6/4 e 6/3.
A outra vaga na decisão será definida entre o espanhol Rafael Nadal e o norte-americano Reilly Opelka.