O Borussia Dortmund goleou por 5 a 0 o Holstein Kiel, da segunda divisão, neste sábado (1), nas semifinais da Copa da Alemanha e agora vai decidir o título diante do RB Leipzig, que passou pelo Werder Bremen. A decisão acontecerá no dia 13 de maio, no Estádio Olímpico, em Berlim.
Sem contar com o atacante norueguês Erling Braut Haaland, artilheiro da equipe na temporada, o Dortmund garantiu a classificação sem muito esforço e definiu a vitória nos primeiros 45 minutos.
Os gols foram marcados pelo norte-americano Giovanni Reyna aos 16 e 23 minutos, pelo campeão mundial em 2014 Marco Reus, aos 26, pelo belga Thorgan Hazard, irmão do meio-campista do Real Madrid, Eden Hazard, aos 32, e pelo inglês Jude Bellingham, aos 42 minutos.
Grande surpresa da competição ao eliminar o poderoso Bayern de Munique, ainda na segunda fase, o Holstein Kiel fez a melhor campanha de sua história em um torneio nacional. Atual quarto colocado da Bundesliga 2, a segundona alemã, a equipe da cidade de Kiel tem dois pontos a menos que o tradicional Hamburgo, que ocupa o terceiro lugar.
Na segunda divisão da Alemanha, os dois primeiros sobem direto para a elite e o terceiro ganha o direito de disputar um playoff contra o 16º da primeira divisão para definir uma terceira vaga.
Esta será a décima vez que o Dortmund disputará a decisão da Copa. Nas anteriores venceu quatro vezes. Já o Leipzig disputará sua segunda final e luta pela primeira conquista.
* AFP